Blog

10 falhas terríveis que um operador de escavadeira comete

15 de junho de 2015

Um operador de escavadeira é o responsável pela operação do maquinário. Por isso, é essencial que esse tipo de profissional seja habilitado para saber como manuseá-lo em uma obra.

Apesar de ter recebido treinamento sobre as técnicas de manuseamento do equipamento, mesmo assim ele pode cometer falhas terríveis durante sua operação.

Para te ajudar a evitar esses possíveis erros, listamos dez falhas terríveis que um operador de escavadeira não deve cometer.

 

Veja abaixo 10 falhas terríveis que um operador de escavadeira não deve cometer

1. Não ler o manual de instruções do equipamento

O operador de escavadeira deve ser um profissional que, além de apenas manusear o equipamento, precisa obter um conhecimento profundo sobre o tipo de maquinário em que está trabalhando. Desse modo, saberá lidar com possíveis imprevistos que o equipamento possa apresentar futuramente.

2. Não testar o maquinário antes de utilizá-lo

Mesmo se a escavadeira se encontrar em perfeitas condições, o ideal é o operador se familiarizar com o equipamento. Com essa atitude preventiva, ele consegue se acostumar com a velocidade e potência do maquinário.

3. Não isolar ou sinalizar a área onde ocorrerá a escavação

Para prevenir a segurança dos funcionários e demais indivíduos próximo ao local, o operador da escavadeira deve sempre isolar ou sinalizar a área onde ocorrerá a escavação.

4. Não respeitar os limites da escavadeira

Um dos piores erros cometidos pelo operador da escavadeira é não respeitar os limites do equipamento. O ideal é respeitar as limitações do maquinário. É necessário cautela ao manuseá-lo, evitando, por exemplo, fazer curvas perigosas durante a operação.

5. Realizar escavações em locais com inclinações

Locais com inclinações próximo a barrancos ou valas profundas devem ser evitados pelo operador da escavadeira, pois esse ambiente pode apresentar risco de desmoronamento. Certifique-se de que o local da escavação é plano o suficiente para ser realizada a operação.

6. Fumar ou falar ao telefone durante a operação do maquinário

Fumar ou falar ao telefone durante o manuseio da escavadeira é um dos piores erros que um operador pode cometer. Esse tipo de atitude pode causar distrações e, consequentemente, gerar graves acidentes durante a operação em sua obra.

7. Evitar o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)

Você sabia que acidentes envolvendo escavadeiras durante a execução dos serviços em obras pode causar acidentes graves? Por isso, o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como capacete, luvas, protetores auditivos e botas de segurança, é indispensável para garantir a segurança do operador de escavadeira.

8. Manter o equipamento próximo à rede de linhas elétricas

Desse modo, torna-se necessário inspecionar o local da operação para verificar se não existe rede de linhas elétricas próximo ao equipamento. Caso exista, solicite o desligamento da rede elétrica.

9. Sair da escavadeira com ela ligada

Evite sair do equipamento com ele ligado. Com essa atitude cautelosa, o operador da escavadeira evita causar possíveis acidentes graves no local da operação.

10. Não manter a área de escavação limpa

Antes de pensar em realizar a escavação na obra, faça uma limpeza no local para facilitar a operação do equipamento. Retire as rochas, escombros e sujeira da área

Na Degraus, é possível encontrar escavadeiras de última geração para alugar. Aqui  também oferecemos serviços opcionais de treinamento para os locadores conhecerem algumas técnicas de instalação, manutenção e segurança dos equipamentos que estão manuseando.

 

Leia outros artigos da Degraus:

 

 

 

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus