Blog

5 curiosidades sobre como gerar energia elétrica

28 de abril de 2015

No Brasil, quase a totalidade de energia produzida, somando 95%, provém das usinas hidrelétricas responsáveis pelo abastecimento de todo o país. Porém, em algumas regiões mais distantes, se utiliza energia termoelétrica, e nas litorâneas, a eólica.

 

Essas fontes utilizam a força das águas, ventos, sol e recursos fósseis para, através de geradores e turbinas, transformar a energia mecânica ou química em eletricidade.

 

As principais formas de como gerar energia elétrica são: hidráulica, gás natural, petróleo, carvão, nuclear, biomassa, eólica, solar, geotérmica, marítima e biogás. Com todos esses tipos de combustíveis renováveis ou não, é possível transformar o material primário em energia elétrica. Conheça abaixo um pouco mais sobre alguns deles:

 

Descubra agora 5 curiosidades sobre como gerar energia elétrica

 

1. Você sabia que a água é o recurso natural gerador de energia mais abundante de todo o planeta? Aqui no Brasil, é calculado 260 GW de potencial hidráulico (dados do Atlas da Energia Elétrica do Brasil). Porém, a maior usina do mundo, Três Gargantas, fica na China.

 

2. O gás natural só veio a ser utilizado em 1940, e em larga escala somente na última década. Atualmente, as maiores turbinas chegam a 330 MW de potência e rendimentos térmicos de 42%, sendo o combustível mais econômico para geradores.

 

3. Você sabia que o petróleo, no início da sua exploração, tinha o carvão como concorrente? Porém, com a invenção dos carros com motores a diesel e a gasolina, ele virou uma das maiores fontes de energia do mundo, sendo usado até os dias atuais.

 

4. A energia nuclear tem o mesmo princípio do funcionamento de uma termoelétrica convencional, onde o calor é gerado pela queima de combustível, que produz vapor e aciona uma turbina acoplada a um gerador de corrente elétrica, sendo esta levada através de cabos de força para o abastecimento das cidades. Sua representação no Brasil se dá nas usinas de Angra I e II, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

 

5. A energia solar é aquela obtida diretamente pela luz do sol e captada por painéis solares. Tradicionalmente, esse tipo de energia é usado para se transformar em energia térmica. A Alemanha é a maior produtora mundial, com cerca de metade da potência total instalada.

 

Aqui na Degraus nos preocupamos com o meio ambiente e usamos como combustível limpo o gás natural, que não polui e tem excelente custo benefício para geradores de energia.

 

Assim como, prezamos pela segurança dos nossos técnicos e funcionários, onde todos seguem a cartilha de normas de EPIs, para sua maior comodidade. Logo, uma excelente escolha para você ou seu negócio. Confira nossos serviços!

 

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus