Blog

5 dicas indispensáveis antes de pensar na escavação do terreno

16 de junho de 2015

Escavação é o ato de remover grandes quantidades de terra de um terreno, seja para descartar ou mover para outro ponto da obra. O que altera seu estado natural, adequando-o à altura requerida para a construção do projeto.

Mas antes de pensar em escavar um terreno, existem alguns pontos que precisam ser pensados e planejados com extrema cautela para que nenhum dano ocorra. Abaixo, vamos exemplificar os principais:

 

Confira 5 dicas indispensáveis antes de pensar na escavação do terreno

1. A construção não é algo isolado, por isso devem ser analisadas as edificações vizinhas e sua diferença de altura do solo. Se for muito grande, é preciso fazer um trabalho específico de contenção com taludes antes de escavar.

 

2. Antes de pensar em ligar uma escavadeira, é imperativo que engenheiros estudem toda a natureza ecológica da área, assim como a resistência do solo que será escavado com muita atenção, cuidado e responsabilidade.

 

3. Também é preciso analisar se no terreno há interferências de infraestrutura de serviços públicos, como água, luz e esgoto, que possam prejudicar as áreas próximas à construção. Essa sondagem pode ser feita através de escavação de trincheiras transversais ou emprego de equipamentos de detecção de metais.

 

4. O risco de acidentes em escavações é diretamente proporcional à falta de conhecimento da área que será escavada, ao otimismo, quanto à sua estabilidade, e à desatenção, quanto a influências de fatores externos. Por isso, procure empresas qualificadas e de renome no mercado e exija sempre o uso de EPIs!

 

5. Se houver tráfego próximo à escavação, ele deve ser desviado por sinalizadores luminosos de acordo com a legislação apropriada. Devem também ser construídas, pelo menos, duas vias de acesso, uma para pedestre e outra para máquinas e veículos pesados.

 

Com essas 5 dicas indispensáveis antes de começar a escavação no seu terreno ou obra de construção civil, não deixe de se informar também se a área pretendida é de proteção ambiental ou se possui algum histórico de riscos de deslizamentos etc.

Contrate sempre profissionais certificados e qualificados para o trabalho que farão e na dúvida entre em contato com a Degraus para maiores esclarecimentos sobre quaisquer dúvidas antes de escavar.

 

Leia outros artigos da Degraus:

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus