Blog

Alugar ou comprar equipamentos para reforma ou construção?

13 de outubro de 2014

O planejamento financeiro é muito importante sempre que iniciamos uma reforma ou construção. Um dos pontos que sempre volta é a dúvida entre alugar ou comprar equipamentos. Nesse artigo, vamos apresentar ambos os pontos para você fazer a escolha.

Alugar ou comprar equipamentos: Qual é mais barato?

Tudo depende do tamanho, período e objetivos da sua obra. Ou seja, a compra ou o aluguel de equipamentos deve ser analisado caso a caso, principalmente porque tudo pode ser fator determinante para a tomada de decisão: do tamanho do investimento na obra ao porte dos equipamentos que serão utilizados.

Por exemplo, caso você trabalhe com construção civil e esteja planejando montar uma estrutura própria e subsistente para sua empresa, a compra pode ser a melhor solução.

Mas se você gerencia projetos de maneira isolada, e no caso está trabalhando em um projeto de construção ou reforma pontual, o aluguel de equipamentos surge como o caminho mais racional.

É preciso sempre contar com pessoas que tenham conhecimento técnico para essa tomada de decisão. Tendo isso em mente, o aluguel de equipamentos se mostra uma alternativa muito eficiente para construir e reformar.

Diferenciais do aluguel de equipamentos

Um das grandes vantagens do aluguel é que os equipamentos estão sempre em boas condições e são revisados periodicamente. Isso reduz o tempo necessário para checagem de funcionamento, manutenção, calibragem e vistoria de equipamentos. Além disso, você se mantém isento das responsabilidades que a propriedade de equipamentos desse porte exigem e pode ter maior controle sobre os gastos, graças à economia com estocagem e manutenção.

É possível também adequar a escolha dos equipamentos ao seu tipo e tamanho específico de obra. Assim, você pode atuar com diversificação de serviços, caso trabalhe com construção civil.

Alugar também permite que você tenha equipamentos funcionando continuamente, por meio de assistência técnica especializada para consertos e solução de dúvidas.

Por fim, o aluguel de equipamentos permite que você teste e compare máquinas diferentes para montar sua estrutura da maneira mais eficiente e, claro, economizar: o preço de compra é muito maior que o de aluguel. O mais importante é sempre planejar sua obra com antecedência e acompanhar de perto para que nenhuma surpresa aconteça.

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus