Blog

Andaimes tubulares – Como fazer o cálculo correto de quantidade

23 de novembro de 2021
foto de andaimes tubulares

Os andaimes tubulares são imprescindíveis na construção civil, em pequenas e grandes reformas onde é necessário o profissional fazer o serviço em locais mais altos.

Usar o andaime pode parecer algo fácil e simples, mas há todo o cálculo que deve ser feito sobre quantos andaimes devem ser utilizados a cada demanda solicitada. 

Neste artigo, vamos saber o que é andaime tubular, o que regula este instrumento de trabalho, como fazer os cálculos necessários para a reforma e porque você deve alugar ao invés de comprar.

O que são os andaimes tubulares ?

O andaime tubular nada mais é do que a personificação de uma torre de trabalho com a vantagem de ser móvel e flexível de acordo com as necessidades da obra.

Consiste em um conjunto de peças tubulares que podem ser encaixadas ou rosqueadas uma em cima da outra, permitindo que a torre possa ser levantada e alcançar grandes alturas.

Não existe apenas um modelo apenas de andaime disponível para uso. Temos diversos serviços com características específicas e, para isso, há variações de andaimes tubulares.

Modelos de andaimes tubulares

foto andaimes tubulares em obras

Andaimes tubulares em obras

Os principais modelos de andaimes encontrados no mercado, além do andaime tubular, são:

  • Andaimes apoiado;
  • Andaimes móveis;
  • Andaime mecânico suspenso;
  • Andaime de balanço;
  • Cadeira suspensa;
  • E andaime fachadeiro.

Andaime apoiado

Costumeiramente utilizado na carpintaria e pintura, é o modelo mais simples de andaime e costuma ter altura de até 2m.

Andaime móvel

Ideal para superfícies mais planas pois ele possui rodinhas no deslocamento da estrutura para acabamento do serviço. Demandam mais cuidado para evitar acidentes com o profissional.

Andaimes mecânicos

São andaimes suspensos e sustentados por meio de cabos de aço e por guinchos. No caso de se instalar cerâmicas, ele pode se mover verticalmente.

Andaime de balanço

Voltado para atuar fora do edifício a partir de vigas e estruturas específicas.

Cadeira suspensa

Diferentemente da estrutura de aço, é uma cadeira com assento de aço que fica preso em cabos de aço, podendo ser utilizado somente quando não for possível utilizar andaimes. É costumeiramente utilizado em serviços de limpeza e pintura.

Fachadeiro

São aqueles andaimes que vemos em grandes prédios para limpeza de janelas.

Os mais comuns nos serviços civis são os modelos de andaimes móveis e os apoiados. Sabia que há uma norma regulamentadora destinada especificamente para o uso de andaimes tubulares?

Regulamentação dos andaimes tubulares 

foto andaimes tubulares

Andaimes tubulares

Antes de 2011, não havia uma regulamentação para o uso, a fabricação e a montagem de andaimes. A partir da publicação da Norma Regulamentadora NR-18, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foi obrigatório o uso da Anotação Técnica de Responsabilidade (ART) para execução de serviços com andaimes.

Além disso, se tornou obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista com duplo talabarte. Por fim, a amarração das ferramentas no andaime para prevenir acidentes com que estiver trabalhando na região do serviço.

Como fazer o cálculo da quantidade de andaimes

Sabemos que os andaimes tubulares são indispensáveis e necessários para a execução de serviço de construção, acabamento, reparos e outras necessidades demandadas.

Porém, uma dúvida muito comum entre os profissionais é saber quantos andaimes tubulares são necessários para levar o funcionário até o local de trabalho.

Quando não se tem o conhecimento adequado sobre quantos andaimes levar, corre-se o risco de levar modelos a mais do que o necessário e o trabalho sofrer atrasos.

Para saber quantos andaimes serão necessários, a conta é simples:

  • Meça a largura, comprimento e altura dos andaimes;
  • Depois de obter o valor em m², verifique junto à planta do empreendimento a altura e faça a solicitação dos andaimes necessários para a obra.

Com o número correto de peças, a demanda pode ser cumprida sem intercorrência e excesso de itens que não serão necessários para tal. É a partir deste ponto que uma dúvida acaba sendo presente entre os profissionais: vale a pena comprar andaimes ou o melhor é alugar?

Por que alugar andaimes tubulares ?

Uma pesquisa rápida no mercado pode parecer sedutor para o dono de uma construtora ou prestadora de serviços na construção civil comprar andaimes para execução dos trabalhos.

Porém, um desavisado pode acabar trocando gato por lebre e acabar fazendo um investimento alto e não compensar. Isso se deve porque não é apenas comprar o produto.

Por ser fabricado à base de aço, naturalmente existe o risco de corrosão e a queda de material, como cimento, pode impregnar no mesmo.

Em muitos casos, acaba-se perdendo os andaimes por conta da falta de manutenção. Por isso, a melhor solução é o aluguel.

Não há risco de ter dores de cabeça por falta de manutenção e o produto está de acordo com o que preconiza a NR18. Portanto, conte com quem é especialista em andaimes.

A solução é contar com Loxam Degraus, especialista em aluguel de equipamentos com modelos de primeira linha e por preços acessíveis.

Locação de equipamentos é com a Loxam Degraus

Depois de conhecermos mais sobre os andaimes tubulares, seu funcionamento e como é um produto necessário na construção civil, conte com o aluguel de equipamentos aqui na Loxam.

Com excelente custo benefício e preços acessíveis, alugue o andaime com uma empresa que faz parte do grupo Loxam, o maior grupo da locação de equipamentos da Europa, com mais de 1000 filiais em 30 países.

Acesse nosso site e faça o aluguel do seu andaime com a Loxam Degraus! E até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus