Blog

Aprenda a evitar desperdícios na sua obra

07 de julho de 2017

Em uma obra de construção civil, é necessário que o empresário do setor pense em um planejamento eficaz que traga os resultados esperados. E, para evitar desperdícios na sua obra de forma eficaz, é necessário ficar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença nos gastos do seu projeto.

Pensando nisso, nós do blog da Degraus separamos uma lista com estratégias para você evitar o desperdício na sua obra de construção civil.

Estratégias para você evitar  desperdícios na sua obra

Um dos grandes vilões do desperdício em uma obra de construção civil é a utilização de água além do necessário, o que consequentemente acaba refletindo nos gastos altos e desnecessários do seu projeto.

Nossa dica para economizar esse recurso natural é apostar na sua reutilização. Já pensou estocar a água usada em determinadas operações? Essa pode ser uma excelente alternativa para o seu reúso.

Invista no recolhimento de água da chuva para utilizações futuras. Utilizar reservatórios subterrâneos para armazenar a água da chuva na sua obra é uma ótima aposta. Hoje, no mercado, também é possível encontrar argamassas que dispensam o uso de água, sendo essa uma alternativa para economizar água na obra.

Quando você constrói, investe muito dinheiro, esforço e tempo para impressionar. Por isso, é essencial investir em uma boa limpeza pós-obra; durante esse processo, invista na locação de uma lavadora de alta pressão.

Esse equipamento elimina facilmente a sujeira, além de economizar cerca de 80% em comparação às mangueiras de borracha tradicionais.

 

Evite o desperdício de materiais de construção civil na obra

Outro vilão do desperdício de uma obra é a utilização de materiais de construção além do necessário no seu projeto. Por isso, fique atento no momento de realizar a compra dos materiais: seja consciente e compre apenas os recursos que de fato serão utilizados na sua obra.

Para que isso ocorra, o primeiro passo é sentar com seus engenheiros, mestres de obra e demais envolvidos para saber quanto realmente será necessário para compra dos utensílios.

Um outro fator que não deve ser esquecido para evitar desperdícios na obra é realizar o armazenamento adequado dos materiais de construção civil, pois armazenar os materiais em um local arejado e seguro evita que eles fiquem expostos a chuva, sol forte e umidade e que ocorra o desgaste dos mesmos.

 

Reaproveite! Invista na reciclagem de resíduos da construção

A construção civil brasileira está em alta no mercado e praticamente todas as atividades desse setor produzem entulho. Ou seja, quanto mais se constrói, mais resíduos como concreto, madeira, tijolo, pedra, argamassa são descartados.

Isso não é regalia do Brasil: a quantidade de resíduos desperdiçados anualmente só pelo setor de construção europeu seria suficiente para construir uma rodovia de seis faixas ligando Roma a Londres.

A busca por soluções sustentáveis para esses resíduos se tornou uma necessidade nos dias atuais.

 

O primeiro movimento para reciclagem de resíduos da construção e da demolição começou após a Segunda Guerra, devido à grande quantidade de entulho nas cidades destruídas. Esses escombros foram britados para a produção de agregado visando a reconstrução das mesmas.

 

Hoje, os maiores mercados de construção civil do mundo já estudam maneiras mais eficientes de fazer a reciclagem de resíduos da construção, principalmente pela sua escassez de recursos naturais.

 

O Brasil produz, em média, 31 milhões de toneladas de resíduos da construção e da demolição, segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

 

Seguindo a tendência mundial, nosso país começa a caminhar nesse sentido: foram criadas legislações, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010, e associações, como a ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição) para garantir uma melhor gestão desses resíduos.

 

Investir na compra de materiais de construção reciclados costuma ser mais vantajoso financeiramente em comparação à compra. Aposte nessa atitude sustentável!

 

A reciclagem de resíduos da construção se dá através da transformação deles em matéria-prima novamente. Assim, uma série de produtos feitos com concreto e pedras virgens podem ser agora feitos com agregado reciclado, mantendo-se a mesma qualidade do produto tradicional.

 

Os produtos reciclados podem ser utilizados para diversos fins, como pavimentação e produção de agregado para concreto e argamassa.

 

Além disso, são mais baratos que os tradicionais e há uma movimentação cada vez maior para a implantação de usinas de reciclagem de resíduos da construção e demolição no Brasil, expandindo esse mercado de recicláveis na construção civil.

 

Aliar sustentabilidade à construção civil garante crescimento e facilidade para parcerias com órgãos públicos e privados. E é muito mais do que apenas se livrar dos entulhos, é entender as necessidades do mundo em que vivemos e tomar atitudes para melhorá-lo.

 

Invista em novas tecnologias na sua obra!

Para reduzir drasticamente o tempo de trabalho no seu canteiro de obras, aposte na locação de equipamentos de construção civil modernos, como compactador de solo, guincho, perfuratriz para bloco, parafusadeira, miniescavadeira, minicarregadeira etc. Além de aumentar a produtividade na sua obra, a locação de equipamentos para construção civil diminui o desperdício de materiais.

 

 

Infografico---Desperdicios

Leia outros artigos da Degraus:

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus