Betoneiras- O que são e como alugar o modelo ideal

A construção civil é um dos motores do Brasil na construção de empreendimentos comerciais e residenciais nas grandes, médias e pequenas cidades. Dentro do processo de erguimento de prédios e casas, as betoneiras possuem um papel fundamental na aceleração da obra e fazer com que a construção fique mais segura e confiável.
Vamos apresentar todos os detalhes necessários para você saber o que é uma betoneira, as suas características principais, os modelos disponíveis para venda no mercado e porque é vantajoso alugar ao invés de comprar o produto na Loxam.
O que são as betoneiras

Betoneira em obra
Conhecidos também como misturadores de concreto, são largamente utilizados para fazer a mistura de materiais tão necessários na sustentação de muros, paredes, lajes e outros.
De acordo com cada tipo de obra, os responsáveis pelo andamento e conclusão definem a quantidade de material a ser utilizado. É um equipamento elétrico criado na metade do século passado nos Estados Unidos.
Antes dele, o primeiro misturador de concreto que se tem registro data de 1900 pelo americano Thomas L. Smith. Sua construção era feita basicamente por um tambor cônico inclinável com lâminas internas que faziam a mistura de produtos.
A novidade era sua construção feita sob um chassi de caminhão no qual funcionava através de correntes movidas por um motor à vapor. Mas a patente do caminhão betoneira só veio mais de 30 anos depois, com o inventor Stephen Stepanian.
Com o passar dos anos, os modelos de caminhão foram reduzindo de tamanho e novos modelos mais simples e acessíveis foram desenvolvidos para atender pequenos construtores.
O que se pode misturar na betoneira
Na betoneira, quase todos os materiais são aceitos para dar base e sustentação às construções realizadas por Brasil afora. Um conceito básico para o erguimento de uma construção é a mistura dos seguintes elementos:
- Areia;
- Pedra;
- Cimento;
- Água.
Com eles inseridos dentro da betoneira, a máquina tem a função de fazer a mistura e transformar na massa que vai juntar os tijolos com as vigas e estruturas de fundação do imóvel.
De acordo com o planejamento de obra, outros materiais podem ser adicionados nesta mistura, como outros cimentos, pedras, aditivos, entre outros, dentro do projeto da obra e com a autorização de um destes profissionais:
- Arquitetos;
- Engenheiros civis;
- Mestres de obra.
Mas não é somente para formar a massa que as betoneiras são usadas. No caso de construção de barragens e açudes, o concreto é usado para fazer a mistura da argamassa, trocando a pedra por cal hidratada no uso de revestimentos e rejuntes.
Onde usar as betoneiras
É comum aliarmos a betoneira com a construção civil. Mas também podemos usar a máquina no preparo de outros produtos voltados para a agricultura, indústria e afins. Como exemplo, podemos citar a betoneira para a produção de:
- Rações;
- Adubos;
- Insumos plásticos;
- Entre outros.
Nos casos especificados acima, a sua denominação muda e deixa de ser betoneira, sendo chamado apenas de misturador de insumos.
Diante certas necessidades mais específicas, podem ser usados alguns tipos de equipamentos para complementar o seu uso, como as bombas de concreto para impulsionamento do concreto em locais com altura.
Se a área for muito grande, usa-se em conjunto o vibrador de concreto, que retira as bolhas de ar e torna a mistura mais densa.
Tipos de betoneiras

Betoneira em uso
Desde o começo do século passado, com o primeiro protótipo feito com lâminas e tambor movidos à vapor, foram passando por transformações e ficando cada vez mais acessível no mercado com opções de capacidade dentro da demanda de cada cliente.
Os principais tipos de betoneiras disponíveis no mercado são:
- Móvel, tradicionalmente conhecida pelo caminhão betoneira com correia de aço e motor movido pelo sistema de transmissão do veículo;
- Fixa, , mais usado por aqui com o uso de motores para homogeneizar a mistura;
- Semifixa, com a inclusão das rodas;
- Automática;
- E semiautomática.
Conhecemos todas as funções da betoneira, a facilidade de uso do produto e os tipos mais usados no mercado. Pensando nisso, parece ser vantajoso adquirir uma betoneira para sua obra.
Porém, saiba que alugar é a maior garantia de ter um produto de qualidade, novo em folha, com a manutenção garantida e risco zero de dar problemas na hora da mistura. Confira.
Porque alugar betoneiras
Uma pesquisa rápida no mercado pode parecer sedutor para o dono de construtora ou prestadora de serviços na construção civil comprar uma betoneira para execução dos trabalhos.
Porém, um desavisado pode acabar trocando gato por lebre e acabar fazendo um investimento alto e não compensar. Isso se deve porque não é apenas comprar o produto.
A betoneira precisa de cuidados e manutenções com o motor, com a parte interna do misturador e é preciso ficar atento ao fato de possíveis vazamentos, que são comuns em betoneiras.
Além disso, comprar uma máquina que tenha uma capacidade inferior de mistura ou o excesso dela pode trazer uma séria dor de cabeça à empresa. Por conta disso, sempre conte com uma solução especializada neste assunto.
A solução é contar com Loxam Degraus, especialista em aluguel de equipamentos com modelos de primeira linha e por preços acessíveis.
Locação de equipamentos é com a Loxam Degraus
Depois de conhecermos mais sobre as betoneiras, seu funcionamento e como é um produto necessário na construção civil, conte com o aluguel de equipamentos aqui na Loxam.
Com excelente custo benefício e preços acessíveis, alugue a betoneira com capacidade de 400 litros com uma empresa que faz parte do grupo Loxam, o maior grupo da locação de equipamentos da Europa, com mais de 1000 filiais em 30 países.
Acesse nosso site e faça o aluguel de betoneira com a Loxam Degraus! E até o próximo artigo!