Blog

Como é feita e qual o objetivo da compactação de solo, tudo sobre!

19 de julho de 2022
compactação de solo

Ao construir um prédio ou uma casa, é preciso que o solo esteja bem sólido e homogêneo. Para isso, deve-se fazer a compactação de solo de forma correta para evitar riscos nas obras futuras.

A Loxam Degraus trouxe cada detalhe que deve ser observado para que o procedimento fique bom o suficiente. Confira as normas que devem ser seguidas, equipamentos usados, exames laboratoriais que devem ser feitos no solo e como é o processo.

Entenda o que é compactação de solo

Todo profissional da construção civil de casas e edifícios deve se preocupar com o solo. Afinal, ele é base que vai dar sustentação para a obra e os trabalhos feitos no campo. Muitas vezes o terreno é íngreme ou desregulado, dessa forma, é preciso regulá-lo.

Com a deslocação da terra para “acertar” o terreno, cria-se ar entre nos grãos da terra, o deixando fofo e heterogêneo, ou seja, sem sustentação para a construção. O terreno precisa ser o mais denso e homogêneo possível, e a compactação de solo faz com que ele chegue a esse resultado.

Essa técnica existe graças aos estudos do engenheiro americano Ralph Proctor, a qual foi normatizada nos Estados Unidos pela A.A.S.H.O – American Association of State Highway Officials e no Brasil segue a norma ABNT NBR 7182/1986 – Ensaios de Compactação.

É preciso usar as técnicas corretas e utilizar as normas regulamentadas no Brasil. Além disso, devem ser utilizados os equipamentos certos e realizar estudos laboratoriais para facilitar o planejamento para que a compactação do solo seja certeiro.

Como a compactação de solo deve ser feita

Após os testes de laboratório serem feitos, se chega à conclusão de como a compactação de solo deve ser. Assim, os caminhões lançam a terra no terreno, as motoniveladoras a espalham e os caminhões pipa fazem com que a umidade seja a ideal.

Depois desse processo, os rolos compactadores são usados para compactar o solo. A partir disso, é feita uma verificação de desempenho da equipe para verificar o grau de compactação.

Um ensaio então é realizado para verificar se o solo e o procedimento estão corretos. Dessa forma, é feita uma comparação entre os resultados do laboratório e os do solo do terreno que foi feita a compactação do solo.

Cuidados que devem ser tomados no procedimento

Um dos pontos que devem ser considerados é a umidade do solo. Se ela estiver baixa, o atrito entre as partículas é maior, assim, não há redução considerável no vazio entre os grãos.

Se ela estiver mais elevada, vai ajudar na lubrificação entre as partículas. Porém, na compactação do solo, as partículas sólidas e de água não são reduzidas. Elas permanecem, apenas revezam o espaço entre elas. Resumindo, a massa aumenta, pois o ar dos vazios é eliminado.

Para encontrar a umidade ideal para seu terreno, é preciso realizar ensaios geotécnicos laboratoriais. Procure um laboratório de sua confiança e não deixe de realizá-los.

Equipamentos necessários para a compactação de solo

A compactação de solo pode ser feita manualmente ou por meio de equipamentos de pressão, impacto e/ou vibração. A forma manual é muito rudimentar e demanda um esforço absurdo com pouco resultado.

compactação de solo - equipamentos

foto compactação de solo – equipamentos

Sendo assim, os equipamentos reduzem drasticamente o tempo de trabalho. Além disso, ele diminui os riscos de algum funcionário se machucar.

Ao invés de economizar, com o trabalho manual, você acaba gastando mais com mão de obra. Confira os equipamentos que podem ser usados para fazer a compactação de forma eficaz:

Compactador de solo

Um dos equipamentos essenciais é o compactador de solo. Indicado para a compactação do solo, ele funciona a gasolina, e é ele que diminui a distância entre as partículas. Confira os modelos disponíveis para locação na Loxam Degraus:

Placa vibratória

A placa vibratória tem foco principal em pisos granulares, terra, pedras de pavimentação e pavimentos intertravados. Ela é reversível, ou seja, trabalha nos dois sentidos, aumentando a produtividade da obra.

Movida a gasolina, possui motor a 4 tempos e a Loxam Degraus tem 3 modelos disponíveis para locação:

Rolo compactador Liso

Outro equipamento essencial é o rolo compactador liso. Sua função é possibilitar que materiais como brita, asfalto ou cascalho fiquem mais compactados, trazendo mais qualidade para o solo com eles.

Possui tração nos dois tambores e direção articulada para um controle preciso. O dianteiro vibratório com o traseiro estático dá um acabamento de qualidade. Temos duas opções super econômicas para sua obra:

Rolo Compactador Pé de Carneiro

No caso da compactação de solo em áreas grandes, valas e elevações ele é ideal devido a sua grande potência e vibração. Por ser compacto, ele pode ser controlado à distância por um controle remoto com sinal infravermelho.

Benefícios de alugar equipamentos para a compactação de solo

Agora que você conhece todos os equipamentos necessários para uma boa compactação do solo, você precisa conhecer os benefícios da locação. Independente do uso desses materiais, alugá-los traz algumas vantagens para sua empresa como:

  • Ao comprar um equipamento, você tem que fazer a manutenção e isso pode comprometer o caixa da sua empresa. Esses gastos não podem ser calculados, com isso, fica incerto o quanto vai gastar com o procedimento;
  • Na locação, os valores são certos e você pode incluí-los no valor da compactação de solo;
  • Todas as manutenções ficam por conta da empresa locadora dos equipamentos;
  • Você terá menos dores de cabeça caso algum material pare de funcionar no meio do procedimento. Imagine o prejuízo de ter que correr atrás de outro para o procedimento não parar no meio do caminho;
  • Além das manutenções, caso tenha um equipamento próprio, você sempre terá que renová-los. Já na locação, eles sempre serão novos.

Normas que devem ser consideradas no processo

Algumas normas técnicas devem ser seguidas na compactação do solo. Conheça quais são e não deixe de usá-las no procedimento para que ele fique impecável.

NBR 6457

Essa norma foi criada em 1986 e deixa claro quais tipos de aparelhos devem ser utilizados, como preparar amostras que farão parte da compactação de solo e ensaios de caracterização.

Com base nela, o ensaio de compactação deve-se usar bandejas metálicas, peneiras apropriadas, balanças para pesar o solo, repartidores das amostras e almofariz.

A amostra que fará o ensaio de compactação deve ter uma secagem prévia. Sendo necessário que 5% esteja abaixo da umidade ótima presumível e 3% acima da mesma qualificação.

NBR 7182

Determina quais métodos serão usados para que se identifique o teor de umidade e a massa classificada como específica, que esteja visível no solo compactado. Confira na tabela abaixo as diferenças para o uso do soquete para determinar a energia de compactação:

foto uso do soquete

foto uso do soquete

NBR 9895

Essa norma indica como se faz a fixação do molde relacionado aos corpos-de-prova, os cálculos para identificar qual será a massa aparente seca, dentre outras informações.

No caso da curva de compactação, para ter um bom resultado, se utiliza as coordenadas cartesianas em que se marca a abscissas relacionadas aos teores de umidade, bem como as massas específicas estejam secas.

Diferença entre compactação de consolidação

Algumas pessoas podem confundir esses dois termos, mas não se preocupe, vamos explicar a diferença entre eles.

A compactação é um processo que ocorre através da redução de vazios ou ar entre as partículas do solo. No caso da consolidação, ela também é um processo de redução dos vazios e da compressibilidade do solo, quando há a expulsão da fase líquida, alterando o teor de água dos solos.

compactação x consolidação do solo

foto compactação x consolidação do solo

A diferença entre a consolidação e a compactação é que a consolidação está ligada a processos mais lentos, estáticos e contínuos, dando origem à aproximação progressiva das partículas e, em simultâneo, se verifica a eliminação da fase líquida.

A compactação de solo é um processo mais rápido. A intenção é alterar a estrutura do solo para deixar as partículas em uma nova disposição. Nesse caso, o teor de umidade se mantém constante.

Equipamentos de proteção necessários na compactação de solo

Segundo dados do Observatório de Segurança de Saúde do Trabalho, no ano de 2021, foram notificados mais de 570 mil casos de acidentes de trabalho. Além de ter os melhores equipamentos, é necessário que os funcionários estejam protegidos com os EPI ‘s.

Aqui na Loxam Degraus você conta com os melhores do mercado, confira:

  • Protetor Auricular: disponível na cor laranja, ele é ideal para proteger contra os barulhos que ficam ao seu redor. As construções costumam ter inúmeros aparelhos ligados ao mesmo tempo. Assim que os primeiros equipamentos forem ligados, o trabalhador já deve estar com ele. Cabe ao profissional usar o EPI de forma correta para garantir sua proteção e durabilidade. Ele deve ser limpo, podendo ser lavado com água corrente e água e sabão neutro;
  • Óculos de proteção: muitos resquícios podem cair durante a compactação de solo. Portanto, use sempre os óculos de proteção para evitar que pequenos grãos de pedras caiam em seus olhos. Durante o uso dos equipamentos há uma trepidação muito grande do solo;
  • Luva de vaqueta: ideal para evitar ferimentos ao operar equipamentos de grande porte como o compactador de solo e ao carregar outros materiais pesados;
  • Capacete de segurança: os acidentes de trabalho causados por lesões na cabeça podem ser muito sérios. Sendo assim, ele jamais deve ser esquecido pelo trabalhador.

Após estar munido de todos os equipamentos de segurança, para evitar maiores acidentes, é preciso que o funcionário esteja preparado para operar o maquinário. Assim, ele deve passar por capacitação, evitando futuros acidentes.

Importância de bons parceiros e profissionais

Como visto nos tópicos acima, você precisa de bons laboratórios, bons profissionais e equipamentos de última geração para que a compactação de solo fique da melhor forma possível. Assim, sua empresa será reconhecida como especialista no assunto.

Seus funcionários devem sempre estar treinados, portanto, atualize os cursos como segurança do trabalho e de equipamentos. Tenha laboratórios de confiança para fazer os ensaios geotécnicos com os melhores resultados.

Procure saber como ele trabalha, se está disposto a sanar as dúvidas e se cumpre seus prazos. Caso você ainda não tenha um de sua confiança, uma dica é dar uma conferida de como está a sua reputação no site do Reclame Aqui.

Dessa forma, você observa como ele resolve os problemas dos seus clientes.

Onde locar os equipamentos para a compactação de solo?

Deu para perceber que a compactação de solo deve ser feita com os equipamentos com a melhor tecnologia, não é mesmo? Aqui na Loxam Degraus temos os melhores do mercado. A Loxam Degraus faz parte do maior grupo de locação de equipamentos da Europa, o Grupo Loxam, desde 2015.

Com mais de 1.000 filiais em mais de 30 países, ele é o 4º maior do mundo. Temos a credibilidade que você precisa para alugar seus maquinários com tranquilidade.

Conheça os diversos equipamentos e produtos disponíveis para locação na Loxam Degraus. Você vai se surpreender com a qualidade e o excelente custo-benefício para os mais diferentes trabalhos, dentre eles, a compactação do solo.

Faça um orçamento da sua locação agora mesmo em nosso site. Profissionais capacitados lhe esperam para te ajudar a fazer a melhor escolha para suas necessidades.
Curtiu o conteúdo de hoje? Fique de olho em nosso blog para saber tudo sobre os equipamentos disponíveis na Loxam Degraus!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus