Blog

Como escolher betoneira: dicas para encontrar a ideal

03 de junho de 2020
como-escolher-betoneira

Em uma obra, são quilos de cimento, concreto e argamassa utilizados e, para agilizar o processo da mistura, a betoneira é fundamental. Ela não apenas faz com que o trabalho seja mais rápido como também mais homogêneo, gastando menos tempo e energia dos trabalhadores. No entanto, existem algumas variáveis que interferem diretamente na decisão de qual o modelo ideal. Nesse artigo, apresentaremos algumas dicas e pontos que devem ser observados para saber como escolher betoneira. Continue lendo!

6 dicas de como escolher betoneira 

Conheça os tipos de betoneira

Existem tipos de betoneiras diferentes e podemos defini-los em quatro modelos principais: fixas, semi-fixas, móveis e automáticas. É importante saber diferenciar cada um deles pois cada um atende melhor a uma necessidade diferente. As móveis, por exemplo, são instaladas nos caminhões e são utilizadas principalmente em construções grandes como prédios, obras de infraestrutura, etc. Enquanto que as fixas funcionam melhor para construções e reformas menores. 

Verifique a capacidade

É necessário observar também a demanda do projeto e a capacidade da betoneira. Existem modelos de 120 até 600 litros e, na hora de escolher o equipamento, isso também deve ser levado em consideração. Os modelos de 120 a 250 litros, por exemplo, são recomendados para projetos menores. Já os de 400 a 600 litros são modelos para obras de grande porte. 

Atente-se ao tipo de motor

Existe também a distinção entre os motores da betoneira, que podem ser monofásicos ou trifásicos. As principais vantagens da betoneira monofásica é o seu preço mais em conta, além da facilidade de encontrar modelos no mercado. No entanto, ela não possui a mesma potência que a betoneira trifásica, sendo mais recomendada para obras comuns do dia a dia. Já a trifásica possui um preço bem superior, mas possui mais velocidade e eficiência, estando presente em obras de grande porte e que necessitem de mais rapidez.

Observe a qualidade do material

Vale ressaltar ainda que as betoneiras são equipamentos de estrutura pesada, robusta. O material em que são feitas deve ser de igual qualidade e resistência para poderem ter sua eficácia comprovada e vida útil. Portanto, é necessário observar também os detalhes como os elementos utilizados e até mesmo a pintura da betoneira pois ela deve estar protegida de corrosões e radiação. 

Decida entre comprar ou alugar

É importante ainda que, antes de qualquer coisa, você pense se comprar uma betoneira é a melhor opção. Se sua obra envolve apenas uma manutenção ou construção temporária, talvez o aluguel seja ideal para você. Comprar um equipamento que ficará parado por muito tempo depois, sem ser utilizado, não é viável nem barato. No entanto, a locação oferece custo reduzido, manutenção por parte da empresa e atendimento que te ajuda na hora de escolher a betoneira ideal. 

Conheça a empresa da qual que irá adquirir

Seja para comprar ou alugar uma betoneira com uma empresa que não fornece o equipamento de qualidade, você estará apenas queimando o seu dinheiro. Muitas vezes, o produto pode não oferecer o resultado esperado, não apresentar eficiência na mistura, não fornecer manutenção ou até mesmo ter um atendimento desqualificado. Por isso, é essencial contar com uma empresa de confiança e com experiência no mercado. 


E aí, o que achou do nosso artigo sobre como escolher betoneira? Não se esqueça de contar com a Degraus para fazer a locação desse e muitos outros equipamentos. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais conteúdos como esse.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus