Compressores – O que é compressor e quais as suas vantagens

Os compressores estão presente em nossas atividades diárias e tem papel fundamental em diversos equipamentos, independentemente se a sua demanda está na empresa ou em casa.
Mesmo com o crescente uso, ainda tem muita gente que não faz a menor ideia do que é e para o que serve o compressor. Essas dúvidas vão ser esclarecidas abaixo e as suas vantagens em todos os sentidos.
O que é o compressor?
O compressor é conhecido como um equipamento industrial capaz de aumentar a pressão de fluidos e transformá-lo em estado gasoso, provocando também o aumento da sua temperatura.
E, quando falamos de fluidos, são os mais usados costumeiramente:
- Ar;
- Vapor;
- Hidrogênio;
- Nitrogênio.
Podemos encontrar os compressores em diversas aplicações, sendo elas a de comprimir ar para acionar e controlar válvulas em máquinas, para alimentação de motores e de turbinas a gás.
As mais complexas onde são utilizados é na parte de transportar gás natural, injetar gás carbônico (CO2) em reservatórios debaixo da terra e para comprimir hidrocarbonetos nos ciclos de refrigeração de tanques e máquinas.
Diferentemente do que se pensa, os compressores não são totalmente iguais. Possuem finalidades específicas de acordo com a sua finalidade. Saber onde cada modelo pode ser utilizado é fundamental para que não ocorra intercorrências durante o processo de trabalho.
Onde usar cada modelo de compressor

Compressor em uso
Diante da variedade de modelos existentes, devemos separá-los de acordo com as suas aplicações:
- Industriais;
- Ordinários, facilmente encontrados nos serviços de pintura e para acionar pequenas máquinas pneumáticas;
- De processo, específico em processos de refinarias de petróleo;
- Refrigeração, atuando diretamente com fluidos refrigerantes. O modelo mais comum encontrado é aquele usado na geladeira da sua casa;
- Vácuo.
Na indústria, é bem comum encontrarmos compressores feitos com pistões, modelos que dão mais versatilidade e eficiência durante o trabalho. Usado em compressão de gás, em equipamentos de alta pressão, ignição de motores e engarrafamento PET.
Podemos citar também o compressor parafuso rotativo, que nada mais é o modelo de pistões com forma de parafuso, sendo o modelo mais usado pelas indústrias.
Ele é encontrado na área de alimentos, bebidas, automóveis, militar, eletrônicos, de manufatura, médica, hospitalar, farmacêutica, entre outros.
Por fim, temos também os compressores de palhetas, um método já tradicional e que roda em uma velocidade mais baixa, em média a 1450rpm, para ter resultados mais assertivos.
Encontramos este compressor em laboratórios de instrumentos, na indústria pneumática, na área de embalamento e robótica.
Conhecendo todos os modelos usados no mercado, devemos saber também que, de acordo com sua construção, possuem classificação por conta da sua operação interna.
Classificação de compressores
A classificação dos tipos que temos para venda ou aluguel se baseia principalmente em como ele opera internamente. Temos os compressores estáticos, ou chamados de deslocamento positivo, e os dinâmicos.
Compressores estáticos
Dividem em alternativos e rotativos. Enquanto os alternativos trabalham com o movimento de válvulas a partir da compressão do gás pelo pistão, abrindo uma válvula e fechando outra enquanto o gás comprimido escapa, os rotativos trabalham de forma diferenciada.
Neste segundo caso, ele possui palhetas móveis em seu rotor, movendo-se para dentro e fora das ranhuras. Assim, o gás consegue ser comprimido com o tamanho do rotor.
Compressores dinâmicos
Possuem duras ramificações: centrífugos ou axiais. O escoamento de gás na saída é perpendicular ao eixo nos centrífugos, ideal em casos de gases venenosos e inflamáveis, nos quais comprimem grandes quantidades de gases em alta pressão.
Nos axiais, a exigência é menor pois o gás é escoado paralelamente ao eixo, o que permite que outros gases menos perigosos possam passar pelo compressor sem que a descarga seja acima de 30 bar, medida de pressão.
Para todas as situações, os compressores são recomendados por sua facilidade de uso e acessibilidade para cada aplicação. Porém, há um aspecto muito importante a ser considerado: o custo-benefício. A solução ideal é alugar ao invés de comprar. Saiba o porquê.
Porque alugar ao invés de comprar

Aluguel de compressor
O compressor é um produto caro e que precisa de manutenção constante pois qualquer problema dentro do rotor ou da válvula impede com que o ar consiga ser comprimido.
A situação piora quando o equipamento decide parar no meio do serviço por falta de manutenção adequada. Quando se vai para conserto, é necessário investir tempo e dinheiro para ter de volta a máquina.
É fundamental não ter imprevistos na hora do serviço. Por isso, os compressores da Loxam são alugados com a manutenção em dia, testados e funcionando com alta qualidade por um preço acessível. Assim, sua empresa não vai perder clientes e conseguirá atender com qualidade e eficiência.
Se o uso é constante ou esporádico, conte com o aluguel de equipamentos da Loxam Degraus com a qualidade e modelos de primeira linha no mercado e condições acessíveis.
Locação de equipamentos é com a Loxam Degraus
Depois de conhecermos mais sobre compressores, seu funcionamento e como é necessário nos processos que envolvem gases, conte com o aluguel de equipamentos aqui na Loxam.
Com excelente custo benefício e preços acessíveis, alugue o compressor com uma empresa que faz parte do grupo Loxam, o maior grupo da locação de equipamentos da Europa, com mais de 1000 filiais em 30 países.
Acesse nosso site e faça o aluguel da sua máquina com a Loxam Degraus! E até o próximo artigo!