Blog

Concreto a mão ou betoneira? Qual a melhor forma de misturar?

22 de julho de 2020

Seja na construção ou reforma, o concreto é um dos principais elementos para que as edificações fiquem firmes. Ele é essencial para a estrutura de paredes, pisos, fundações e muito mais. Por isso, é fundamental que ele seja feito com produtos de boa qualidade e com uma boa distribuição dos materiais. 

No entanto, muitas pessoas ficam com dúvida de qual a melhor forma de realizar essa mistura: a mão ou com uma betoneira. Nesse artigo, apresentamos os procedimentos para a produção do concreto para que você esclareça todas suas dúvidas e escolha o ideal para sua obra. Continue lendo!

Quando o concreto a mão é mais indicado?

A mistura manual é indicada em pequenas obras, quando não há necessidade de grandes volumes de concreto, ou em situações em que é inviável o uso de máquinas. 

Nesse tipo de situação, é importante lembrar que será necessário demandar tempo e esforço físico para a atingir os resultados esperados. Além disso, é essencial seguir a risca a quantidade indicada para cada mistura em ambos os procedimentos. 

Para misturar o concreto a mão, é necessário seguir os seguintes passos:

  • A areia deve ser espalhada sob a superfície, formando uma camada de aproximadamente 15 cm;
  • Coloque o cimento em cima da areia e misture bem com o auxílio de uma pá ou enxada até que fique uniforme;
  • Abra novamente a mistura, espalhando em uma camada de 15 a 25 cm;
  • Coloque a brita sobre a camada, misturando até atingir o ponto homogêneo;
  • Novamente com o auxílio da pá ou enxada, forme um monte e abra um buraco no meio;
  • Aos poucos, adicione a água, evitando que escorra para fora da mistura;
  • Continue com os movimentos de misturar até que o concreto atinja a consistência ideal.

Em que situações a betoneira é ideal?

Já a betoneira é uma ferramenta mais rápida, eficaz e que otimiza esse trabalho, além de produzir uma quantidade maior de concreto. 

Indicada principalmente para obras e reformas que possuem uma demanda maior, traz mais produtividade e rapidez para os trabalhadores. Com uma betoneira, há ainda uma maior segurança e garantia de que a mistura estará mais homogênea. 

Para utilizar esse equipamento, é muito simples. Basta seguir os seguintes procedimentos: 

  • Adicione a brita, metade da quantidade de água e ligue a betoneira;
  • Deixe o equipamento misturando por cerca de um minuto;
  • Inclua aos poucos a quantidade de cimento;
  • Em seguida, coloque também a areia e o restante da quantidade de água;
  • Deixe a betoneira girar por mais 3 ou 4 minutos e está pronto o concreto.

No entanto, vale lembrar que, por se tratar de um equipamento, a betoneira exige espaço, pessoas treinadas para manusear e, claro, um certo investimento. No entanto, com o aluguel de betoneira, é possível garantir tanto uma economia maior em comparação com a compra como também não é necessário se preocupar com o espaço para guardá-la.

Afinal, concreto a mão ou betoneira?

Apesar de a mistura manual ser mais barata, a betoneira ainda é a opção ideal para realizar a mistura de concreto. Isso porque ela garante não apenas um produto final melhor como também agiliza o trabalho feito.

A melhor forma de contar com esse equipamento de forma econômica, com segurança de uma máquina sempre em dia e sem necessidade de espaço para guardar é por meio da locação. Aqui na Degraus, você conta com essa e muitas outras ferramentas disponíveis para sua obra ou reforma.

 


 

 

E aí, o que achou do nosso artigo sobre as misturas de concreto a mão ou betoneira? Já sabe qual o ideal para sua obra? Não se esqueça de contar com a Degraus para fazer a locação desse e muitos outros equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento. 

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus