Blog

Concreto: principais tipos utilizados nas obras e dicas essenciais

16 de fevereiro de 2021
concreto

Um dos materiais mais importantes utilizados nas obras, o concreto é composto por uma mistura de água, cimento, areia, brita e aditivos. Há uma lista de vantagens na sua utilização, como possibilidade de formar diversas formas, alta resistência à água, facilidade na fabricação e baixo custo. Para que você saiba mais sobre esse material, os principais tipos e também dicas de como aproveitá-lo melhor em sua obra, confira o artigo que preparamos abaixo. Continue lendo!

Tipos de concreto mais utilizados

Existem vários tipos no mercado da construção civil e cada um possui sua funcionalidade. É possível obter resultados diferentes dependendo da quantidade e variedade de materiais utilizados, alterando também o seu método de aplicação e outras características. Por isso, confira os principais e mais utilizados tipos de concreto:

Concreto convencional

Como o próprio nome indica, é o mais comum utilizado nas obras. Essa mistura pode ser utilizada tanto em fôrmas, para pisos e lajes, como diretamente no solo, para fundações. Para obter esse tipo, é necessário contar com um vibrador de concreto, equipamento que garante o correto adensamento da mistura.

Concreto armado

Se o convencional é o mais comum nas obras, o armado é o mais encontrado no nosso dia a dia. Esse material conta com barras de aço em seu interior, garantindo maior resistência a tração e flexão, sendo utilizado na maioria das construções. 

Concreto bombeável

Variado do concreto convencional, esse material possui mais fluidez, permitindo o seu bombeamento. Para isso, é necessário aumentar a quantidade de água ou incorporar aditivos químicos, diminuindo a granulometria da mistura.

Concreto usinado

Já o usinado é produzido com rigoroso controle de qualidade tanto dos materiais quanto das quantidades da mistura. Sua principal vantagem é justamente a garantia de segurança e resistência por parte do fornecedor.

Dicas essenciais

Para se obter um resultado ainda melhor, o ideal é investir em uma boa escolha nos produtos. Além dos cuidados na produção, siga as dicas abaixo e conte com um bom concreto:

  • Conte com areia e pedras limpas, sem materiais orgânicos, barro, argila e nem grãos;
  • Utilize cimento de boa qualidade;
  • Opte por água limpa e em quantidade exata, sem excessos e nem escassez;
  • Esteja atento à consistência da mistura;
  • Não se esqueça de utilizar os devidos EPIs em qualquer etapa da obra.

Outra dica muito importante é sempre tomar cuidado ao recebê-lo na obra. As usinas recebem pedidos para obras diversas e diferentes tipos de concreto. Por isso, se algum for enviado por engano, sua obra pode ter diversos problemas. Portanto, sempre confira se o caminhão betoneira está lacrado e se o código corresponde ao código da nota fiscal.

Equipamentos necessários na obra

Seja para preparação da mistura, para alisamento, assentamento ou para acabamentos, os trabalhos em concreto necessitam dos equipamentos certos para garantir eficiência e qualidade no resultado. Alguns equipamentos que podem ajudar na execução dessas atividades são:

Para contar com essas e muitas outras soluções para trabalhos em concreto, conte com a locação de equipamentos da Loxam Degraus. Aqui, além dos equipamentos certos para a concretagem na obra, você também encontra máquinas que são indicadas para cortar e dobrar vergalhões, cortar paredes, pisos e porcelanatos.


E aí, o que achou do nosso artigo sobre aluguel de gerador de energia? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para fazer a locação desse e muitos outros equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento. 

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus