Curto-Circuito: conheça os riscos e como evitar

Não é novidade para ninguém que as instalações elétricas exigem muitos cuidados, especialmente quando falamos sobre problemas de curto-circuito. Além desse acidente grave, a irresponsabilidade com a rede elétrica pode aumentar, consideravelmente, as despesas de sua residência.
Para ilustrar a importância desses cuidados, vamos explicar os principais riscos envolvendo curtos-circuitos e como evitar esse inconveniente. Não deixe de ler!
O que é um curto-circuito?
O curto ocorre quando uma corrente elétrica de alta intensidade atravessa a fiação. Ou seja, o aumento inesperado da tensão elétrica provoca o problema. Dessa forma, quando a corrente que passa pela tomada e atinge o equipamento é maior do que ele pode suportar, o excedente é transformada em calor e derrete o fio. Essa descarga pode gerar danos à instalação elétrica.
Outras causas comuns para o problema: muitos aparelhos conectados em apenas uma tomada, fios desencapados e ligações feitas incorretamente. Sendo assim, não é errado afirmar que a rede elétrica demanda manutenções regulares.
Os riscos dos curtos-circuitos
Os riscos associados a esse problema são diversos: um deles é a queima dos equipamentos, como televisão, computador, micro-ondas, entre outros. É importante reforçar que, às vezes, o aparelho não queima, mas o seu funcionamento é interrompido. Em uma indústria, por exemplo, esse tipo de situação representa uma diminuição vertiginosa na produtividade.
Além disso, outro grave risco é alguém levar um choque – ele pode ser leve, causar sérias lesões ou até mesmo resultar em óbito. Não o bastante, um curto-circuito pode causar um incêndio. Entre todos os riscos, esse é o mais grave. Uma máquina ou aparelho que funciona com eletricidade podem pegar fogo após um curto por conta do alto calor liberado. Se houver presença de gases, ainda existe a possibilidade perigosa de uma explosão.
Como evitar curtos-circuitos
Abaixo, separamos algumas dicas e recomendações para evitar acidentes de curto-circuito em sua na instalação elétrica de sua casa.
- Realize manutenção periódica das instalações;
- Não conecte muitos aparelhos em uma mesma tomada, nem mesmo com benjamim ou outros conectores múltiplos;
- Evite utilizar materiais de origem suspeita em suas conexões da rede elétrica;
- Invista em fusíveis e disjuntores para proteger a rede de eletricidade, pois eles suspendem a ligação corrente e evitam danos ao sistema;
- Não deixe os fios desencapados;
- Atente-se a tomadas machadas, quedas frequentes de energia e lâmpadas que queimam rapidamente.
Essas foram nossas dicas sobre como evitar problemas de curto-circuito. Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus contatos como evitar esse problema é importante!
Acompanhe nossas postagens toda semana e saiba mais sobre o segmento de construção civil e seus equipamentos.
Até a próxima!