Blog

Gerador de energia a diesel: o que é e como funciona

16 de novembro de 2023
gerador de energia a diesel

Geradores são máquinas que queimam combustível, assim como o motor de um carro, a única diferença é que podem usar diesel ou gasolina, enquanto os carros geralmente utilizam gasolina ou álcool.

A característica marcante do combustível diesel é queimar a uma temperatura bem mais elevada que os outros. Por isso, é mais eficiente e garante maior potencial ao gerador. Os pontos fracos são o barulho e poluição emitidos, se a manutenção não for regular.

O que é um gerador de energia a diesel?

Conhecidos por sua qualidade e capacidade de fornecer substanciais quantidades de energia, os geradores de energia a diesel são equipamentos projetados para fornecer eletricidade por meio da combustão de diesel.

Operam, produzindo eletricidade pela queima controlada de diesel, um combustível líquido. No entanto, em comparação com outros tipos de geradores, os geradores a diesel tendem a ser mais ruidosos em razão do processo de combustão.

Por conta da alta produção de energia, são frequentemente utilizados em ambientes industriais e hospitalares para alimentar máquinas e equipamentos de grande porte, que requerem quantidades significativas de eletricidade para funcionar adequadamente.

Leia também: Qual a diferença de um gerador elétrico para um gerador de energia?

Como funciona um gerador de energia a diesel?

O ar dentro do gerador é puxado até ser comprimido, para, em seguida, ser injetado o diesel. Essa combinação gera um calor intenso que faz com que o combustível inflame, entre em combustão e o gerador funcione.

Nesse processo, é transformada a energia necessária para ser distribuída conforme as necessidades de abastecimento do local ou dos aparelhos conectados ao gerador.

Como utilizar um gerador de energia a diesel?

Os geradores a diesel são uma alternativa valiosa de fornecimento de energia para empresas em vários setores, particularmente aquelas que utilizam máquinas de grande porte de forma contínua ou por longos períodos.

Com fornecimento de eletricidade ininterrupta, alimentam máquinas de maneira contínua ou agindo como uma fonte de energia de reserva (conhecida como modo “standby”), que entra em operação quando ocorrem falhas ou interrupções no fornecimento público de eletricidade.

Por essa razão, investir em um gerador a diesel é uma estratégia importante para empresas, pois proporciona vários benefícios para a manutenção das operações comerciais. Além disso, esses geradores fornecem energia em locais remotos, como em operações de mineração.

Alugue aqui geradores de energia

Quando os geradores de energia a diesel são usados?

Como os geradores a diesel são muito mais potentes que os a gasolina, por exemplo, são usados em lugares que precisam de mais força, como indústrias, hospitais, shoppings e grandes infraestruturas em geral.

Os geradores de energia a diesel conseguem trabalhar durantes horas, semanas ou até que o fornecimento de energia seja restabelecido, se abastecido regularmente e sob manutenção periódica por um técnico treinado.

Leia também: Conheça as opções e quanto custa o aluguel de ferramentas na Loxam Degraus

Diferenças principais entre geradores de energia a diesel e gasolina

Os geradores a diesel e a gasolina, apesar de utilizarem combustíveis distintos, apresentam notáveis diferenças, sobretudo em desempenho na geração de energia.

Para optar pela mais adequada para alimentar suas máquinas e equipamentos pesados, listamos os principais fatores a serem considerados.

Custo e manutenção

Embora o diesel seja geralmente mais caro do que a gasolina, os geradores a diesel oferecem uma distinta vantagem: custos de manutenção mais baixos.

Além disso, os modelos a gasolina tendem a consumir mais combustível, já que a gasolina queima mais rapidamente do que o diesel, resultando em um aumento significativo nos custos de operação.

Portanto, apesar do investimento inicial mais alto, os geradores a diesel proporcionam uma relação custo-benefício muito superior. Geram mais energia, com mais autonomia e um consumo de combustível inferior.

Potência

Além da economia a longo prazo, os geradores a diesel também superam, em desempenho, os modelos a gasolina, em razão da durabilidade e dos intervalos mais espaçados entre as manutenções.

Portanto, são mais adequados em setores cuja energia é contínua. Os geradores a diesel operam por muitas horas durante quedas de energia até que a situação seja normalizada.

Impacto ambiental

Neste aspecto, os geradores a gasolina são vantajosos, já que costumam ser mais silenciosos e menos poluentes. Os modelos a diesel geram mais ruído, devido aos componentes internos, e emitem mais poluentes durante o funcionamento.

No entanto, com uma manutenção regular e eficaz, esses problemas são minimizados. Os níveis de poluição são reduzidos, e os geradores a diesel impactam menos o meio ambiente.

Vale a pena alugar geradores de energia a diesel?

Diversas razões pelas quais o aluguel de gerador de energia a diesel é uma boa opção para aluguel.

Custos reduzidos

A locação de um gerador a diesel é uma excelente alternativa para manter as operações de seu negócio e, ao mesmo tempo, reduzir custos significativamente.

O aluguel desses equipamentos é muito mais econômico do que a compra. Durante o período de locação, você só precisa pagar uma mensalidade pelo serviço.

Dessa forma, há acesso a um gerador confiável, que auxilia o seu negócio.

Leia também: Veja nossas dicas para redução de custos em obras

Equipamentos modernos e adequados às suas necessidades

A aquisição de um gerador próprio frequentemente implica custos significativos, e muitas empresas preferem modelos antigos.

Entretanto, ao optar pelo aluguel de um gerador a diesel, os modelos mais modernos estão disponíveis no mercado a um custo muito mais acessível.

Além disso, as empresas de aluguel contam com equipes qualificadas, que auxiliam na escolha do gerador mais adequado para o seu negócio.

Manutenção

O investimento em um equipamento próprio implica manutenção regular para o funcionamento adequado.

Essas manutenções são dispendiosas, mas também representam um período de vulnerabilidade para o seu negócio, uma vez que o gerador estará fora de operação durante a manutenção.

No caso de locação, a empresa fornecedora será responsável pelo equipamento e pela manutenção e reparos nos geradores. Assim, além de reduzir custos, o equipamento será funcional, e você não se preocupa com manutenção preventiva.

Fornecimento contínuo de energia

Já imaginou ter de interromper suas operações por uma falha no fornecimento de energia? Essa situação é uma realidade em muitas empresas, uma vez que o investimento em um gerador representa um gasto além das possibilidades.

No entanto, o aluguel de geradores a diesel proporciona mais acesso aos benefícios desses equipamentos.

Assim, assegura-se o fornecimento contínuo de energia, mesmo em quedas de eletricidade, e a operação na sua empresa é resguardada.

Onde conseguir geradores de energia a diesel de qualidade

A Loxam Degraus está pronta para fornecer os equipamentos necessários: geradores, escavadeiras ou torres de iluminação, para atender às suas demandas em energia. Conheça um pouco mais no site da Loxam Degraus.

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus