Motores elétricos: Qual sua importância na construção civil?

As obras da construção civil são movidas a materiais, colaboradores e máquinas. Neste espaço, você consegue perceber onde se encaixam os motores elétricos industriais? Como toda tecnologia, eles aceleram a produção e melhoram a produtividade da equipe, claro, se atreladas a uma boa gestão.
No século XXI a produção está, em sua maioria, automatizada e com a construção civil, não é diferente. Os motores estão presentes em muitos aparelhos nas casas como em:
- geladeiras;
- micro ondas;
- liquidificadores;
- ventiladores;
- máquina de lavar roupa.
Com a necessidade constante de crescimento, a tecnologia faz parte da construção civil para acelerar e aprimorar a produção. Motores elétricos são importantes para diversos pontos nesta área e, para cada função, existe uma máquina com motor. Confira algumas delas:
Retroescavadeira
Uma retroescavadeira pode ser confundida com trator, mas não é. Ao contrário do trator, sua pá é localizada em sua traseira e ela serve para escavar locais para posicionamento de esgotos, recolher resíduos e lixo.
Algumas retroescavadeiras podem movimentar mais de 7 toneladas. Imagine quantas pessoas seriam necessárias para este trabalho. A facilidade trazida pela retroescavadeira é um dos benefícios proporcionados pelo uso de motor na construção civil.
Motoniveladora
Para que a construção inicie, o terreno precisa estar nivelado para firmar alicerces e levantar paredes. Uma retroescavadeira nivela terrenos, cria curvas de níveis. Pela disposição de suas seis rodas, a máquina que pesa aproximadamente sete toneladas pode se movimentar em qualquer tipo de terreno.
A motoniveladora pode adiantar em um dia, trabalhos que levariam uma semana para conclusão. Esses são apenas alguns exemplos do que os motores podem realizar na construção civil.
É importante percebê-los como um compressor de ar pistão, que gera ar comprimido e impulsiona motores. Assim, dois pontos fazem parte do conjunto de vantagens proporcionadas pelo uso dos motores na construção civil:
Padronização
Em construções manuais é possível perceber muitas diferenças nos processos e nos resultados. A utilização de motores nesta área uniformizou e padronizou os processos reproduzidos. Agora, todos acontecem de maneira parecida e como as máquinas conseguem trabalhar em larga escala, entregam resultados com um melhor acabamento.
Cada máquina tem sua função e, assim como um filtro prensa, divide diferentes processos; por isso, é fácil obter bons resultados com relação à produção, enquanto uma máquina é responsável por um trabalho, outra assume um processo diferente.
Produtividade
Poder produzir o que era feito por grandes equipes e longos prazos é, sem dúvidas, o diferencial da utilização de motores — e, consequentemente, máquinas — em qualquer indústria, mas na construção civil, esse peso é ainda mais importante. A construção de casas e estabelecimentos, muitas vezes, requer urgência.
Poder construir em um período mais rápido que antigamente faz com que o desenvolvimento desta área seja contínuo e ainda mais notável. Além disso, a movimentação econômica traz vantagens ao mercado e novas oportunidades para as empresas.
Os motores são essenciais na construção civil e em outras áreas do mercado, já que gera oportunidades de crescimento e melhora a qualidade dos resultados. O que achou do texto de hoje? Você já tinha analisado por este lado? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais