NR 35 – Trabalho em Altura: Tudo o que você precisa saber!
Você já ouviu falar na NR 35 referente ao trabalho em altura? Se você está na área de construção civil ou outra semelhante, deve estar atento a todas as diretrizes legislativas para garantir uma operação segura, eficiente e legal.
Pensando nisso, preparamos um artigo explicando melhor o que diz a NR 35 e listamos também os equipamentos que não podem faltar para os profissionais que realizam trabalho em altura – especialmente as plataformas elevatórias.
Boa leitura!
Afinal, o que diz a NR 35 sobre o trabalho em altura?
Como destacamos no começo, a NR 35 aborda os trabalhos executados em altura. Então, o seu principal objetivo é proporcionar uma experiência profissional segura com o uso de equipamentos amparados pela lei.
Lembre-se: nenhuma função deve colocar a saúde e a integridade do colaborador em risco! Por isso, todo tipo de trabalho que pode oferecer algum perigo ganha uma norma regulamentadora específica para amenizar as possibilidades de acidentes.
De maneira geral, a NR 35 traz todos os procedimentos, equipamentos e observações pertinentes para o trabalho em altura.
Abaixo, separamos quais são as obrigações do empregador e as do colaborador. Confira!
NR 35 – Obrigações do empregador
Naturalmente, nesse contexto, o empregador possui mais diretrizes a serem seguidas, são elas:
- Implementar todas as medidas de proteção definidas na referida norma;
- Estabelecer o procedimento para o desempenho das atividades em altura;
- Executar a Análise de Risco (AR) e, caso necessário, garantir a emissão da Permissão de Trabalho (PT);
- Realizar a avaliação prévia das condições do ambiente de trabalho, incluindo o planejamento e a adoção de medidas complementares de segurança;
- Participar do cumprimento das medidas de segurança pelas empresas terceirizadas;
- Compartilhar com os colaboradores os riscos e as medidas de proteção;
- Garantir que toda atividade seja feita somente após o cumprimento das medidas de proteção;
- Determinar a suspensão de todas as atividades em altura quando checada a existência de qualquer risco não previsto e que não possa ser eliminado imediatamente;
- Delimitar a sistemática de autorizações dos colaboradores para trabalhos em altura;
- Supervisionar o desempenho das atividades em altura, a ser feita de acordo com a AR e com base nas particularidades de cada atividade;
- Manter toda a documentação exigida pela referida norma.
NR 35 – Obrigações do colaborador para trabalho em altura
Por outro lado, os colaboradores também possuem algumas obrigações de acordo com a NR 35 para trabalho em altura:
- Zelar pela sua segurança, bem como pela segurança de terceiros que, eventualmente, possam ser afetados pelo desempenho das atividades;
- Respeitar as exigências legais e regulamentares, bem como os procedimentos internos acerca do trabalho em altura;
- Auxiliar na implementação das exigências regulamentares na empresa;
- Paralisar suas atividades quando constatar a existência de graves riscos à sua segurança, comunicando o fato ao seu supervisor para a adoção das medidas cabíveis.
E quais são os requisitos da NR 35 para o trabalho em altura?
Outra parte importante da NR 35 que devemos abordar são os requisitos para a sua execução. Em linhas gerais, estamos falando de treinamentos para capacitação profissional, equipamentos e ajustes físicos que devem ser planejados pela empresa. Entenda melhor abaixo:
Treinamento e capacitação
As atividades realizadas acima de 2 metros do nível inferior – quando há risco de queda – só podem ser feitas por profissionais submetidos e aprovados em treinamentos. Além disso, destacamos que os cursos PRECISAM incluir a parte teórica e prática, bem como ter carga horária mínima de 8 horas.
O conteúdo programático deve abordar os seguintes temas:
- Regulamentos e normas aplicáveis ao trabalho em altura;
- Análise de risco;
- Medidas de prevenção e controle de riscos;
- Medidas e equipamentos de proteção coletiva;
- Equipamentos de proteção individual (EPIs);
- Acidentes comuns em atividades realizadas em altura;
- Procedimentos a serem seguidos em situações de emergência.
Planejamento
É importante reforçar que a NR 35 estabelece que todo trabalho em altura precisa ser planejado e muito bem organizado. Saiba que não é permitido, por exemplo, trocar o colaborador para executar a função quando ele não recebeu nenhum treinamento ou orientação sobre a tarefa.
Dentro do planejamento também podemos destacar a importância dos equipamentos corretos. Para te ajudar nisso, listamos modelos de plataformas elevatórias e andaimes disponíveis para aluguel aqui na Loxam Degraus.
Plataformas Elevatórias
A plataforma elevatória é ideal para agilizar o andamento dos seus projetos em altura, sendo bastante requisitada em obras de construção civil, supermercados e indústria.
Esse equipamento é versátil e seguro para trabalhos em altura, como reparação e limpeza de fachadas, e obras em locais de difícil acesso.
As plataformas do Grupo Loxam Degraus podem atingir até 41 metros de altura, cumprindo, assim, as normas vigentes de segurança do trabalho, funcionando a diesel ou eletricidade.
Confira os principais modelos:
- Plataforma Elevatória Veicular 20 m (Diesel);
- Plataforma Elevatória Mastro 10 m (Elétrica);
- Plataforma Elevatória Tesoura 8 m (Elétrica);
- Plataforma Elevatória Articulada 12 m (Elétrica);
- Plataforma Elevatória Articulada 20 m (Diesel).
Veja aqui todas as plataformas elevatórias de nosso catálogo.
Andaime e Escoramento Metálico
A locação de andaimes é indicada para os mais variados trabalhos em altura ou de difícil acesso, como pinturas e instalações. Existem no mercado diversos tipos de andaime com diferentes formatos e funções.
Aqui você pode realizar o aluguel de andaimes tubulares de fácil montagem, feitos em aço convencional ou galvanizado e capazes de suportar trabalhos nos mais distintos ambientes, de reformas residenciais a indústrias.
Seja em ambiente interno ou externo, esse tipo de estrutura provisória permite que os profissionais realizem trabalhos em altura de forma segura e prática.
O escoramento metálico é ideal para dar mais eficiência ao seu projeto. Fáceis de manusear, esses equipamentos são utilizados para realizar o escoramento provisório de vigas e lajes.
Os modelos de escoramento metálico disponíveis para locação no Grupo Loxam Degraus possuem tamanhos que variam de 1,6 a 4 metros, sendo capazes de suportar grandes quantidades de carga.
Disponível nas seguintes versões:
Gostou da nossa listinha, mas não quer investir na compra? Se quiser economizar dinheiro e garantir eficiência nos seus projetos, aposte no aluguel de plataformas elevatórias aqui na Loxam Degraus!
Aluguel de equipamentos para trabalho em altura é aqui na Loxam Degraus!
Agora você conhece os equipamentos que não podem faltar para os trabalhos em altura, né? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.
Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.
E aí, o que achou do nosso artigo sobre a NR 35 – Trabalho em Altura? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.
Até o próximo artigo!