Blog

O que é um martelete? Saiba mais sobre esse equipamento 

31 de janeiro de 2022
foto martelete

Apesar de muitas vezes ser confundido com a furadeira, o martelete é um equipamento bem mais resistente e mais forte, ideal para trabalhos em materiais mais duros, como concreto.

Por isso neste artigo vamos saber mais sobre o que é um martelete

Prático e muito útil leia mais sobre os marteletes, o que são, quais os tipos e onde utilizá-los em uma obra. 

O que é um martelete 

Também pode ser encontrado pelo nome de martelo demolidor, o martelete é um tipo de britadeira utilizado para perfurar e romper superfícies mais espessas e duras.

foto martelete em uso

Martelete em uso

São usadas em colunas de concreto e pedra, superfícies de cerâmica, pisos, paredes de tijolos, concreto asfáltico e até são utilizados para abrir canaletas para passagem de tubulações.

O que difere da furadeira não está só em sua função, os marteletes a grosso modo são bons para demolições, mas também no mecanismo.

Esse equipamento tem como principal característica uma melhor capacidade de aguentar os impactos, por isso podem facilmente ser usados no concreto. 

O martelete consegue lidar com esse tipo de superfície pois o impacto é gerado por um mecanismo elétrico pneumático, onde o pistão do equipamento cria uma compressão de ar que é diretamente levada à broca.

É graças a esse tipo de mecanismo que os marteletes permitem uma otimização do serviço e sem necessidade de exercer força excessiva.  

Quais os tipos de martelete 

Além de saber o que é um martelete é necessário saber que existem dois tipos de martelete no mercado, os perfuradores e os rompedores. Sendo que cada tipo é direcionado para diferentes intenções para um melhor aproveitamento do equipamento. 

Os marteletes perfuradores são os mais similares a furadeiras, e como seu nome já diz, são ideais para perfuração de materiais em obras, como próprio concreto, pedras, tijolos e aço. Podem variar no seu peso, desde 2kg até 10kg de equipamento. 

Os marteletes perfuradores da Degraus são: 

  • Martelete perfurador 2kg – ideais para perfurações leves a pesadas. Indicados para a remoção de azulejos e demolições leves em concreto e alvenaria. Sua perfuração pode chegar até Ø de 24mm;
  • Martelete perfurador 5kg – assim como sua versão mais leve, o martelete de 5kg também é ideal para remoção dos azulejos e para demolir concreto e alvenaria, entretanto performam melhor em perfurações médias a pesadas. Conta com a capacidade de perfuração de Ø de 32mm;
  • Martelete perfurador 7kg – uma versão um pouco mais pesada é ideal para perfurações médias a pesadas. Performa com capacidade total na perfuração de concreto. Com a capacidade de perfuração Ø de 40mm;
  • Martelete perfurador 10kg – a versão menos leve do equipamento disponível na Degraus e melhor utilizada em perfurações pesadas em concreto. Podendo alcançar um total de perfuração de até Ø de 150mm.

Já os marteletes rompedores, como o nome já sugere, são equipamentos para romper e demolir os materiais encontrados em obras. Como retirar um revestimento na parede, e locais com alvenaria. 

foto martelete em obras

Martelete em obras

Os marteletes rompedores disponíveis na Degraus são: 

  • Martelete rompedor 5kg – ideal para demolições leves como remoção de concreto, reboco e azulejos;
  • Martelete rompedor 10kg – o rompedor mais pesado dos disponíveis na Degraus, ideal para remoção de concreto, azulejos e reboco, com a capacidade de rompimento de até 10cm de concreto. 

São esses os tipos de marteletes que podemos encontrar na Loxam Degraus e agora que você sabe o que é e quais os tipos disponíveis é preciso se perguntar, vale a pena comprar para sua equipe utilizar?

Comprar ou alugar?

Ter o seu próprio equipamento de construção civil sempre parece uma opção favorável, mas já parou para pensar no que realmente é proveitoso para você? Comprar um martelete deixa claro que quaisquer custos com manutenção e peças danificadas saíram do seu orçamento. 

O que pode atrapalhar todo andamento da sua obra, mas se seu investimento for voltado para o aluguel do equipamento algumas preocupações e gastos extras podem ser facilmente evitados. 

Quando você decide alugar não é mais necessário se preocupar com a manutenção do equipamento, por exemplo. A Degraus tem o compromisso de garantir a qualidade e eficiência de cada uma das ferramentas que constam em nosso catálogo. 

Aluguel de martelete é com a Loxam Degraus

 Agora você já sabe mais sobre o que é um martelete, aproveite e conheça todos os produtos da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 4º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre o que é um martelete? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdo desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus