Óleo para compressor de ar: como escolher e qual a viscosidade correta

O compressor de ar é um equipamento muito utilizado para comprimir fluídos e passá-los para o estado gasoso. Portanto, é essencial em diversas atividades, como para higienização, pintura, perfurações e muito mais.
Para poder aumentar ainda mais a vida útil desse produto, é essencial que a sua lubrificação seja feita da maneira adequada, assegurando seu bom funcionamento. Por isso, nesse artigo, revelaremos os tipos de óleo para compressor de ar e o que você deve observar para escolher o ideal, como a viscosidade e outros pontos. Continue lendo!
Para que serve o óleo para compressor de ar?
O óleo para compressor tem a finalidade de lubrificar as peças desse tipo de equipamento, garantindo seu bom funcionamento. Além disso, ele também serve para proteger contra corrosão, vedar e limpar o motor, refrigerar e também reduzir o atrito entre as superfícies metálicas.
Tipos de óleo para compressor de ar
Existem diferentes tipos de óleos lubrificantes para essa máquina, cada uma com sua característica. Os três principais são:
Mineral
Derivado do petróleo cru, esse tipo de óleo tem seu nível de qualidade medido pelo tipo de refinamento a que é submetido. Portanto, quanto mais refinado ele for, mais qualidade possui em suas características, como a resistência a degradação e viscosidade. Normalmente é utilizado em compressores movidos a pistão, devido a sua aceitação a altas temperaturas.
Sintético
Já essa opção costuma ser um pouco mais cara, mas também possui características melhores em comparação ao óleo mineral. O óleo sintético de silicone, por exemplo, é ainda mais resistente às altas temperaturas, enquanto que os PAO (poli-alfa-olefinas) apresentam maior índice de viscosidade e são muito utilizados em compressores rotativos (parafuso).
Semissintético
Por fim, esse tipo de óleo é um mix de óleos minerais e sintéticos. A proporção da mistura depende muito de o que se espera do óleo. Portanto, é possível obter o melhor de ambos os anteriores. As características que costumam ser melhoradas a partir dessa são a resistência e viscosidade. Também pode ser utilizado em compressores de parafuso.
Qual a viscosidade do óleo para compressor de ar?
Um ponto muito importante que deve ser observado na escolha do óleo para gerador é a viscosidade.
Um óleo menos viscoso, ou seja, mais fino do que o indicado, pode não ter pressão suficiente para a lubrificação. Já um mais viscoso, mais grosso, também pode prejudicar a partida, uma vez que as partes altas do motor vão demorar mais para receber o lubrificante.
Em ambas as situações, o motor do equipamento acaba se desgastando mais rápido e sua produtividade é prejudicada. Portanto, sempre utilize a viscosidade indicada e recomendada pelo fabricante do compressor.
Em caso de dúvidas, converse com profissionais especializados da loja onde adquiriu ou alugou seu equipamento. Aqui na Degraus, nosso time está sempre pronto para atender suas dúvidas e auxiliar na escolha do óleo para compressor de ar ideal.
___________________________________
E aí, o que achou do nosso artigo sobre óleo para compressor de ar? Se você está em busca de compressor de ar para locação, não se esqueça de contar com a Degraus em sua obra. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais conteúdos como esse.
Até o próximo artigo!