Plataforma Aérea – Segurança e eficiência para trabalhos em altura

Amplamente utilizada na construção civil, supermercados e na indústria, a plataforma aérea é um modelo de plataforma elevatória ideal para otimizar trabalhos realizados em altura.
Esse equipamento funciona a diesel ou eletricidade e é capaz de elevar profissionais e materiais de trabalho em estruturas elevadas nos mais diferentes ambientes, cumprindo todas as normas vigentes de segurança do trabalho.
Nesse artigo, reunimos algumas informações essenciais para quem deseja alugar plataforma aérea! Quer ficar por dentro disso tudo? Continue a leitura…
Como a plataforma elevatória funciona?
Antes de mais nada, precisamos recapitular o funcionamento da plataforma elevatória.
No mercado, os modelos mais utilizados são as articuladas e a plataforma tesoura. O primeiro tipo tem como destaque a garantia de produtividade, uma vez que o espaço de deslocamento sobre ele é grande. Assim, você pode utilizar várias ferramentas facilmente. Além disso, tem movimentação em ambas as direções, tornando-a ideal para ambientes de difícil acesso.
Por outro lado, a plataforma tesoura atinge uma altura menor quando comparada à articulada, sendo indicada para serviços em locais mais baixos. Ela recebeu esse nome por conta de seu funcionamento: move-se como uma tesoura executando um corte.
A plataforma articular pode ser elétrica ou a diesel. O primeiro caso é recomendado para ambientes fechados, com piso regular. Já o segundo, pode ser usado em ambientes abertos.
Já a plataforma tesoura tem propulsores elétricos e elevação hidráulica, contudo, com movimentos somente na horizontal. É indicada para trabalhos em que há a necessidade de elevar uma maior quantidade de pessoas, pois esse tipo de plataforma suporta até 150 quilos.
NR – Plataforma Elevatória
Existe uma NR para determinar alguns pré-requisitos para fabricação e uso das plataformas aéreas.
A NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é a que trata sobre a plataforma elevatória. Entretanto, o conteúdo programático dos treinamentos para operadores deve seguir as recomendações presentes na NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
O que é abordado na NR 12?
- As responsabilidades do operador da plataforma;
- Análise dos riscos inerentes às operações;
- Material a ser usado na operação;
- Princípios de segurança de elevação;
- Limitações de velocidade de ventos em operações;
- Equipamentos que podem ser utilizados na operação;
- Boas práticas de movimentações.
- Entre outros tópicos para garantir a segurança de todos.
Confira os modelos de plataforma aérea disponíveis para locação na Loxam Degraus
Plataforma aérea articulada: com seu braço articulado, é ideal para alcançar áreas de difícil acesso com robustez e segurança.
Plataforma aérea tesoura: ideal para carregar cargas mais pesadas, além de proporcionar mais estabilidade e segurança durante a execução de tarefas em estruturas mais elevadas.
Plataforma aérea veicular: esse equipamento, montado em veículos, é ideal para agilizar com precisão o andamento dos seus projetos em estruturas mais elevadas.
Plataforma aérea mastro: eficiente, esse equipamento é capaz de atingir alturas elevadas de difícil acesso de forma segura e prática. A plataforma aérea mastro costuma ser bastante utilizada em operações de manutenção e inventários em armazéns.
Onde fazer a locação de plataforma aérea?
Se você está em busca de uma empresa de confiança e com experiência no mercado para fazer o aluguel de plataforma elevatória, conte com a Loxam Degraus.
Disponibilizamos diversas opções para que você opte pelo que se adequa melhor a sua necessidade. Além disso, nossa equipe oferece todo suporte necessário para a escolha do equipamento ideal, manutenção e instalação na obra.
Oferecemos ainda serviço de leva e traz que entrega o equipamento diretamente no local e retira após o período da locação. Assim, você não precisa se preocupar com nada!
E aí, o que achou do nosso artigo sobre a plataforma aérea? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para fazer a locação desse e muitos outros equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.
Até o próximo artigo!