Blog

O que é uma plataforma elevatória e quais são as suas aplicações?

26 de outubro de 2022
plataforma elevatória

Todo trabalho feito nas alturas exige cuidados. A plataforma elevatória garante que ele seja feito de forma segura, além de otimizar a entrega e fazer com que sua empresa seja reconhecida como autoridade no segmento.

Se você tem dúvidas das suas aplicações, fique por aqui. Neste artigo você entende tudo sobre os tipos disponíveis, vantagens da sua locação, como ela deve ser usada da forma correta, dentre outras informações.

Boa leitura!

Aplicações da plataforma elevatória

A plataforma elevatória é muito utilizada nos trabalhos nas alturas, sendo super eficiente em diversos segmentos como:

  • Manutenções de ar-condicionado;
  • Instalações elétricas;
  • Revisões em outdoors e fachadas de supermercados;
  • Serviços em construção civil;
  • Diversos trabalhos e manutenções em shoppings e hospitais.

Vantagens da locação da plataforma elevatória

Os benefícios são inúmeros para quem opta pela locação da plataforma elevatória, confira:

  • Equipamentos de última geração: ao comprar um equipamento, você tem a preocupação em trocá-lo de tempos em tempos, na locação, a plataforma elevatória é sempre de última geração;
  • Economia nos gastos: você não terá gastos com manutenções, a empresa locadora fica responsável por fazer as devidas revisões cada vez que os equipamentos retornam das locações;
  • Aumento da produtividade: com maquinários novos, os colaboradores podem realizar os trabalhos com mais precisão, aumentando a produtividade;
  • Não é necessário ter um local para guardar o equipamento: o aluguel é diário, não sendo necessário ter um galpão para guardar a plataforma quando não estiver usando;
  • Pode incluir o valor da locação nos orçamentos: sabendo quais os dias irá fazer a locação, fica mais fácil saber quanto cobrar do cliente.

Algumas empresas não possuem dinheiro para investir na compra de diversos equipamentos. Portanto, a locação da plataforma elevatória traz benefícios tanto para os donos das empresas, quanto para os funcionários.

Tipos de plataforma elevatória

Trouxemos os 4 tipos de plataforma elevatória mais usadas no mercado. Saiba um pouco de cada e entenda qual mais se enquadra nas suas necessidades.

Plataforma Elevatória Articulada

A plataforma articulada consegue alcançar alturas surpreendentes, a depender do seu modelo. Possibilita a realização de trabalhos na horizontal e vertical, através do seu cesto que fica na ponta da sua lança.

Ela pode contornar obstáculos como máquinas, tendo um bom desempenho em locais nivelados ou desnivelados. Independente do seu modelo, elas podem suportar até 2 pessoas em seu cesto e até 230 kg de carga. Seguem os modelos das que você encontra aqui na Loxam Degraus:

Plataforma Elevatória Tesoura

Muito usada pelos profissionais para trabalhos em alturas, ela possui modelos elétricos e a combustão, cada uma para um tipo de terreno. Em um local aberto, desnivelado e sem acesso à eletricidade, a plataforma elevatória à combustão é a mais indicada.

Seu alcance é menor que os outros modelos de plataforma. Porém, ela consegue suportar altas cargas, otimizando o trabalho. Além disso, seu deck é extensível, sendo indicada para locais mais compactos.

Confira os modelos disponíveis aqui na Loxam Degraus:

Plataforma Elevatória Mastro

Ideal para diversas manutenções, shoppings e construção civil, seu alcance é somente na vertical e possui diversos modelos. Seu cesto tem capacidade para uma pessoa, veja quais modelos a Loxam Degraus disponibiliza:

Plataforma Elevatória Veicular

Ela é montada sobre veículos de médio porte, conduzidos por pessoas com habilitação de categoria B. O modelo disponível aqui na Loxam Degraus tem alcance de 20 metros na vertical, 9,5m na horizontal e seu cesto tem capacidade para 2 pessoas.

O que considerar na hora da escolha da plataforma

Existem inúmeros modelos de plataforma elevatória. Sendo assim, pode ficar difícil fazer uma escolha assertiva. Vamos apontar alguns pontos a serem considerados na hora da locação:

Local em que a plataforma será usada, observe se ele é nivelado ou não;

  • Altura em que o serviço será realizado;
  • Quais obstáculos o cesto terá que enfrentar;
  • Quantos trabalhadores precisarão usar a plataforma;
  • Se o ambiente tem local para tomada e se pode emitir gases.
plataforma elevatória

Foto plataforma elevatória

Cuidados ao operar a plataforma elevatória

Todas as plataformas elevatórias devem seguir as normas NR-11, NR-12, NR-18 e NR-35. Quem for operá-la deve ter o curso em NR-35, aqui na Loxam Degraus oferecemos o curso com aulas teóricas e práticas e um certificado no final do curso.

O profissional deve se atentar a alguns pontos na plataforma quando estiver operando o equipamento:

  • Estrutura: deve-se verificar se não há vazamento de óleo, cabos desencapados, rachaduras e sempre observar as articulações;
  • Pneus: os pneus devem estar sempre calibrados e, para não ocorrer acidentes, observe se o chão não está desnivelado;
  • Baterias: elas devem estar sempre com a água no nível correto e sempre use água desmineralizada;
  • Hidráulica: toda a parte hidráulica deve funcionar corretamente para que a plataforma tenha capacidade de elevar, manobrar e fazer os movimentos. Portanto, faça os testes antes de iniciar os trabalhos.

Depois que todos os testes forem feitos, é preciso se atentar se não há pessoas passando pelo local de trabalho. Como eles são feitos nas alturas, podem ocorrer acidentes. Se possível, sinalize a área com fitas ou feche com correntes de segurança.

Normas Regulamentadoras

Entenda o que cada norma exige e as estabeleça como regra em todos os trabalhos.

NR-11 e NR-12

Estabelecem regras de segurança, por exemplo, como deve ser o manejo dos equipamentos, sempre visando o bem-estar e a segurança de todos. Elas determinam os treinamentos que o operador deve ter e como ele deve ser supervisionado.

Já a NR-12 exige alguns pontos como análise de risco do local, material a ser usado, ventos no local, boas práticas de movimentação, dentre outros.

NR-18

Ela regulamenta alguns pontos da construção civil, dentre eles, as demolições, desmanches, escavações e medidas de proteção contra acidentes nas alturas.

NR-35

Esta norma regulamentadora padroniza procedimentos de segurança em todos os trabalhos em altura. Os fatores com mais relevância que podemos citar são:

  • Análise de risco do solo;
  • Como realizar o isolamento da área de forma correta;
  • Os equipamentos de segurança individuais (EPIS).

Todas as normas são feitas para garantir que os colaboradores trabalhem com os menores riscos possíveis. Cabe ao gestor adotá-las nos trabalhos e sempre fiscalizar o que elas estabelecem.

Equipamento de proteção individual para operar a plataforma

O operador também deve estar protegido e munido com todos os equipamentos de segurança. Isso também faz parte das normas a serem seguidas. A boa notícia é que você encontra esses equipamentos aqui na Loxam Degraus, facilitando a vida do empreendedor.

Confira quais são eles:

  • Óculos de proteção: pequenos pedaços de materiais podem cair nos olhos dos operadores e de quem está no cesto, portanto, seu uso é indispensável;
  • Protetor auricular: há muitos barulhos em uma obra, um profissional munido desse equipamento de segurança evita diversos problemas auditivos. Para melhores resultados, sua limpeza deve ser feita todos os dias com água e sabonete neutro para também evitar infecções;
  • Luva de vaqueta: ela evita que os trabalhadores machuquem suas mãos ao carregarem materiais e evita que algum produto químico cause ferimentos;
  • Capacete de segurança: algum material pesado pode cair na cabeça do colaborador e causar ferimentos graves;
  • Cinto tipo paraquedista: serviços feitos nas alturas podem trazer quedas muito sérias. O cinto deve ser usado com o talabarte em fita e preso na plataforma elevatória.

O profissional deve usar os equipamentos da melhor forma para evitar que os acidentes ocorram. Cabe ao gestor fazer a inspeção correta do seu uso no local de trabalho.

Locação ideal da plataforma elevatória

Agora que você conhece todos os tipos de plataforma elevatória, sabe quais equipamentos de segurança usar e porquê optar pela plataforma elevatória, chegou a hora de saber qual o lugar ideal para fazer a sua locação.

Temos as melhores opções do mercado, a Loxam Degraus faz parte do maior grupo de locação de equipamentos da Europa, o Grupo Loxam, desde 2015. Portanto, somos autoridade no quesito qualidade e experiência.

Com mais de 1.000 filiais em mais de 30 países, o Grupo Loxam é o 4º maior do mundo. Temos a credibilidade que você precisa para alugar seus maquinários com tranquilidade.

Conheça as mais diversas plataformas elevatórias disponíveis para locação na Loxam Degraus. Você vai se surpreender com a qualidade e o excelente custo-benefício para os mais diferentes trabalhos, dentre eles, os que são feitos nas alturas.

Faça um orçamento da sua locação agora mesmo em nosso site. Profissionais capacitados lhe esperam para te ajudar a fazer a melhor escolha para suas necessidades.

Curtiu o conteúdo de hoje? Fique de olho em nosso blog para saber tudo sobre os equipamentos disponíveis na Loxam Degraus!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus