Blog

Reforma de Cozinha – 5 dicas para transformar esse ambiente

19 de outubro de 2021
foto reforma de cozinha

Quando ouvimos falar em reforma de cozinha, muitas preocupações vêm à mente. Quebra-quebra, sujeira, gastos… Sem contar que trata-se de um cômodo usado frequentemente dentro de uma casa, não é mesmo?

Pensando nessa dor de cabeça, montamos um conteúdo bem bacana explicando melhor como organizar o trabalho e separando 5 dicas de ouro para o sucesso da sua nova cozinha.

Então, quer saber tudo sobre como executar essa reforma, quais ferramentas elétricas usar e muito mais? Continue a leitura!

Quais são as etapas de uma reforma de cozinha?

Existem 4 principais etapas quando falamos sobre o planejamento da reforma de cozinha: mão-de-obra/orçamento, demolição, construção e limpeza. Vamos entender melhor cada tópico?

foto planejamento para reforma de cozinha

Planejamento para reforma de cozinha

  1. Mão-de-obra/Orçamento: a primeira parte da reforma é pesquisar bons profissionais e definir exatamente o objetivo do seu projeto. Você quer reformar completamente? É apenas um ajuste estético (mudança de revestimento, pintura, etc)? Definindo esses pontos, solicite um orçamento para avaliar qual será o gasto com mão-de-obra e materiais. Não foque apenas no preço, então, preze também por profissionais qualificados;
  2. Demolição: após o acerto anterior, começa a etapa de demolir (o que for necessário) na reforma de cozinha. Aqui, entram atividades como demolir paredes, janelas, remover pisos e revestimentos, além de deslocamento de fiações. É muito importante tomar cuidado para preservar os demais ambientes da casa.
  3. Construção: depois de demolir, chegou a hora de construir. Dependendo da complexidade do projeto, pode ser necessário que você fique temporariamente em outra casa. Porém, se o projeto não exigir corte de água, energia elétrica ou impossibilitar o uso de eletrodomésticos no dia a dia, não há essa necessidade de realocação. Nesse momento, o profissional contratado pode fazer a troca de revestimentos da parede, mudança de pisos, repintura, troca de portas e janelas, etc.
  4. Limpeza: finalizada a construção, a última etapa é a limpeza para colocar todos os móveis de volta para a cozinha. Capriche na faxina dos cantos ou paredes em que serão instalados armários fixos!

5 dicas para reforma de cozinha

Ciente dessas 4 etapas da reforma de cozinha, confira abaixo 5 dicas que vão facilitar esse trabalho:

1. Analise a estrutura do imóvel

Independentemente do tipo de obra, o primeiro passo é sempre analisar a estrutura do espaço ou imóvel em questão para evitar contratempos.

Então, nesse caso, preste atenção nos mínimos detalhes para não gerar uma dor de cabeça ainda maior que a reforma da cozinha.

Confira um exemplo: verifique como estão as vigas de sustentação para saber quais áreas podem ser quebradas e quais não podem ser demolidas de maneira alguma para não comprometer a estrutura da residência.

Se está inseguro para fazer isso por conta própria, chame um profissional especializado sem pensar duas vezes!

2. Verifique como estão as instalações elétricas e hidrossanitárias

Esse passo é uma continuação do anterior: você sabe como estão as instalações hidráulicas e elétricas do cômodo?

Afinal, imagina a frustração de, no meio da obra, perceber que o local onde será a nova pia não é alcançado pela encanação. Ninguém quer passar por isso, certo? Outro problema muito comum é a instalação de tomadas em locais nada convenientes.

Mas e se a sua reforma for apenas estética? Mesmo assim, é fundamental que você cheque se há vazamentos ou sinais de infiltração justamente para preservar o material recém-comprado.

3. Opte por revestimentos mais fáceis de limpar

Essa dica é MUITO importante: cuidado na hora de selecionar os revestimentos da nova cozinha. Lembre-se que o ambiente é constantemente molhado, além de estar exposto à gordura e outros resíduos de alimento.

Portanto, escolher bem o revestimento e piso garante menos dor de cabeça nas faxinas do dia a dia.

Existem vários materiais que são fáceis de limpar, por conta da superfície que é recomendada para ambientes como a cozinha, como é o caso do piso porcelanato e revestimentos como azulejos, pastilhas e cerâmicas.

foto reforma de cozinha

Reforma de cozinha

4. Materiais de qualidade são essenciais

A penúltima dica pode ser aplicada em qualquer tipo de reforma: invista em materiais de qualidade.

Claro, é necessário respeitar o limite do seu orçamento, mas se possível, não escolha os materiais somente pelo valor do produto.

Então, ao comprar materiais de construção, priorize produtos de boa procedência, marcas confiáveis e matérias-primas de alto padrão. Felizmente, é possível encontrar itens com excelente custo-benefício e boa qualidade.

5. Aposte no aluguel de ferramentas elétricas para reforma de cozinha

Por fim, a nossa última dica é sobre os equipamentos usados na reforma de cozinha.

Como trata-se de uma demanda pontual, uma alternativa muito interessante para economizar custos é apostar no aluguel de ferramentas elétricas. Abaixo, listamos equipamentos que serão uma mão na roda durante a reforma:

Furadeiras

As nossas furadeiras são indicadas para perfurações em paredes de alvenaria, estruturas de madeira, drywall, metais ou plásticos.

Disponível nas seguintes versões:

Marteletes

Já os nossos marteletes são ideais para perfurações, remoção de azulejo e demolições leves em concreto e alvenaria.

Veja quais modelos estão para locação:

Martelos

Para demandas mais robustas, você também pode contar com nossos martelos rompedores e demolidor, ideais para demolições de materiais médios e remoção de concreto, reboco ou azulejo.

Alugue o modelo perfeito para o seu projeto:

Quer conhecer melhor as nossas soluções? Confira então todas as ferramentas elétricas para aluguel em nosso catálogo!

Aluguel de ferramentas elétricas para reforma de cozinha é aqui na Loxam Degraus!

Agora você sabe tudo sobre reforma de cozinha, não é mesmo? Então, aproveite e conheça todos os produtos da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre reforma de cozinha? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus