Blog

Serra Tico Tico – Qual é a melhor serra do mercado

19 de novembro de 2021
foto da serra tico tico

Um dos pilares da nossa economia, a construção civil utiliza milhares de equipamentos em obras e reformas de prédios comerciais e residenciais. Dentre eles, está a serra tico tico.

Antes de começarmos a falar qual é a melhor serra do mercado, é importante dizer que a máquina pode ser usada inclusive para as reformas dentro de casa, mas com todo o cuidado necessário.

O que é a serra tico tico?

Por mais que o nome seja curioso e possa remeter a uma espécie de pássaro que encontramos na natureza, especialmente em nossa flora, uma coisa é o pássaro que está presente em nosso país outra é a serra em si.

Podemos dizer que a única semelhança é o som emitido por esses personagens, de forma parecida e bem fácil de se identificar.

Em resumo, a serra tico tico nada mais é do que uma ferramenta elétrica que tem a característica de fazer recortes em móveis e peças de madeiras fazendo movimentos de vaivém.

Não à toa, ela é também chamada de serra de recortes ou serra vaivém. No que ela se diferencia das outras serras que são encontradas no mercado?

Diferenciais da serra tico tico

Em relação às demais serras que encontramos no mercado e que são utilizadas pelos profissionais, a serra tico tico permite com que o carpinteiro ou marceneiro consiga fazer cortes em curvas.

Isso acontece porque na sua montagem ela possui o local onde se é possível fazer ajustes na sapata deles. Mas o que é a sapata? É o movimento onde o corte pode ser feito.

Esse ajuste é feito de 0 a 45º e dá a flexibilidade para que, na hora de fazer o corte do material, o técnico possa realizar as curvas sem correr o risco de quebrar a peça.

Outro diferencial é que a força a ser aplicada para que a serra faça o corte é na parte traseira da máquina e não na parte frontal.

O que posso cortar com a tico tico

foto tico tico em uso

Tico Tico em uso

Engana-se que somente a madeira é compatível com a serra. Já se mostrou viável realizar o corte outros materiais bastante comuns no dia a dia, como:

  • Plásticos;
  • Metal;
  • Alumínio;
  • Chapas de aço.

Para que usar a serra tico tico?

A serra é usada costumeiramente para os serviços que envolvam o uso da madeira, por sua grande capacidade de fazer cortes com detalhes ou em cortes com curva.

O desenvolvimento deste modelo de serra veio da necessidade de carpinteiros realizarem trabalhos com detalhamento e pequenos consertos de portas, janelas, entre outras estruturas de madeira.

Como exemplo frequente, citamos a fabricação de rodas para as carroças. Neste processo, o corte circular deve ser feito na região interna da peça.

Por conta da serra tico tico, a lâmina consegue fazer o corte sem ser necessário girar a serra com o arco mais alto a partir da sua base.

Os modelos elétricos auxiliam os profissionais na atualidade, mas o primeiro registro vem do século XVII, mais precisamente com a marchetaria boulle, técnica francesa de construção de imóveis na época.

Os setores nos quais encontramos com frequência a serra são:

  • Marcenarias;
  • Construção Civil;
  • Oficinas;
  • Carpintarias.

Conhecemos a serra tico tico, onde é costumeiramente utilizado e suas vantagens no mercado. Por ser uma ferramenta específica e que necessita de talento e conhecimento específico, somente profissionais ou pessoas que já tenham facilidade para operar o equipamento são habilitados, utilizando todos os acessórios de segurança, como os EPIs.

Pensando neste aspecto, os fabricantes de equipamentos elétricos disputam palmo a palmo a preferência do público com modelos personalizados e que prezam pela qualidade no seu uso. Descubra qual é a melhor serra do mercado.

O mercado de serras de tico tico

Para atrair o interesse dos profissionais e de quem tem uma oficina na garagem de casa, modelos são desenvolvimento com tecnologia que facilita o corte e dá maior precisão na formatação das curvas e dos detalhes.

As principais marcas de serras atuantes dentro deste nicho específico são:

  • Bosch;
  • Makita;
  • Wesco;
  • Mondial;
  • De Walt;
  • Dexter

Conhecemos todas as grandes marcas que atuam neste nicho do mercado e são reconhecidas por sua alta qualidade e confiabilidade. Por conta disso, encontramos diversos modelos por preços diferentes.

Nesta hora, pode ser tentador comprar uma serra. Mas tem que se atentar ao custo-benefício e a necessidade de tomar alguns cuidados. Pensando nisso, a melhor solução é alugar a serra tico tico.

Porque alugar as serras tico tico

foto serra tico tico em uso

Serra tico tico em uso

Diferentemente de outras serras que conhecemos, essa serra é bastante usada para cortes e possui alguns detalhes que devem ser observados. São eles:

  • Ajustes na sapata toda vez que fizer uma angulação de corte;
  • Trocar a serrinha de corte depois de um certo período de uso.

Sabemos que, na correria do dia a dia e a enorme quantidade de serviços que demandamos, fica praticamente inviável ficar cuidando destes detalhes com periodicidade.

A falta de um cuidado mais constante na manutenção do aparelho faz com que ele acabe estragando mais cedo do que recomendado pelo fabricante. Pensando nisso, alugar o equipamento faz com que você esqueça disso e foque no seu trabalho.

Isso se dá porque as serras da Loxam são disponibilizadas pelo melhor preço e tem todo o processo de manutenção em alta qualidade. Confere ao profissional maior segurança e certeza em fazer um corte bem feito e o serviço feito com excelência.

A solução é contar com Loxam Degraus, especialista em aluguel de equipamentos com modelos de primeira linha e por preços acessíveis.

Locação de equipamentos é com a Loxam Degraus

Depois de conhecermos mais sobre a serra tico tico, seu funcionamento e como é um produto prático para curvas e detalhes em produtos de madeira, conte com o aluguel de equipamentos aqui na Loxam.

Com excelente custo benefício e preços acessíveis, alugue a serra com uma empresa que faz parte do grupo Loxam, o maior grupo da locação de equipamentos da Europa, com mais de 1000 filiais em 30 países.

Acesse nosso site e faça o aluguel da sua máquina com a Loxam Degraus! E até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus