Blog

Maximizando a eficiência: o papel da tecnologia em equipamentos de construção

07 de julho de 2023
Homem realizando seu trabalho com equipamentos de construção ao fundo

O que um dia foi dúvida é, agora, uma certeza. A conexão entre recursos tecnológicos veio para ficar, tem revolucionado e transformará, cada vez mais, os processos de diversos segmentos empresariais. Em relação aos equipamentos de construção, isso não é diferente. 

A aplicação de uma ampla variedade de artifícios assegura muitos benefícios às atividades ligadas ao desenvolvimento de grandes projetos. E é o que você vai saber neste conteúdo. 

Continue conosco e saiba como tecnologia e construção são protagonistas de uma mesma história, marcada pela evolução contínua. Boa leitura!

A tecnologia na fase de projeto

A relevância das ferramentas tecnológicas e equipamentos elétricos fica evidente desde o início dos trabalhos de construção. Na etapa inicial, por exemplo, diversos softwares entram em cena para facilitar a visualização de projetos.

Nesse sentido, as imagens em 3D vêm desempenhando papéis cruciais para a otimização dos trabalhos. Por meio de poderosas impressoras, os profissionais conseguem criar peças personalizadas.

Por fim, equipamentos como plataforma elevatória, geradores de energia e ferramentas elétricas possibilitam a facilitação do trabalho na hora de tirar o projeto do papel. 

Vantagens como essas asseguram muitos ganhos. Entre eles, a redução de desperdícios nas obras e a diminuição de custos. 

Leia também: Quais são os tipos de ferramentas elétricas?

Como o equipamento certo maximiza a eficiência de um projeto?

Utilizemos um exemplo claro de como a utilização de equipamentos adequados é fator preponderante na eficiência de um projeto.

Uma plataforma elevatória oferece diversas vantagens em termos de eficiência em comparação com o uso de escadas ou andaimes. Aqui estão alguns pontos-chave:

  • Acesso a alturas maiores: uma plataforma elevatória permite alcançar alturas significativamente maiores em relação a uma escada ou andaime convencional. Isso elimina a necessidade de instalar e desmontar andaimes em diferentes níveis, economizando tempo e esforço;
  • Rapidez na mobilidade vertical: com uma plataforma elevatória, é possível mover-se verticalmente de forma rápida e eficiente. Diferentemente de uma escada, em que é necessário subir e descer degraus repetidamente, a plataforma elevatória facilita o deslocamento suave e contínuo, poupando tempo considerável;
  • Segurança aprimorada: as plataformas elevatórias são projetadas considerando a segurança do operador. Isso reduz o risco de acidentes e lesões, contribuindo para a eficiência geral do trabalho.

Ademais, o tempo economizado varia conforme o tipo de trabalho e a altura a ser alcançada. No entanto, ao não ter que montar e desmontar andaimes, subir e descer escadas repetidamente e ter um espaço de trabalho mais amplo e acessível, é possível reduzir consideravelmente o tempo total gasto para a execução de tarefas em altura.

A eficiência no setor de construção

Sim, tecnologia e eficiência andam lado a lado. Diversas funcionalidades disponíveis atualmente ajudam a garantir a rentabilidade das operações, sem esquecer, é claro, do excelente desempenho das equipes. 

A partir de diversos aplicativos e softwares, além de outros recursos, como equipamentos de limpeza, é possível conferir de perto o ritmo de atividades diárias. Esse ponto é essencial para garantir que nada saia do planejado. 

Logo, podemos concluir que os recursos tecnológicos têm desempenhado papéis fundamentais no que se refere à agilidade e produtividade dos trabalhadores. 

Leia também: Conheça as principais vantagens de alugar uma lavadora de alta pressão

Como o setor de construção pode aumentar a eficiência no campo de obra

Um exemplo de como os recursos influenciam na agilidade e produtividade dos trabalhadores do setor de construção diz respeito ao uso de uma lavadora de alta pressão em comparação às mangueiras comuns. Entenda as vantagens:

  • Eficiência no uso da água: a lavadora de alta pressão utiliza um sistema de jatos pressurizados, que pulverizam a água com força, permitindo uma limpeza mais eficaz. Isso significa que menos água é exigida para remover sujeiras e resíduos em comparação com uma mangueira comum;
  • Velocidade e produtividade: o equipamento permite limpar uma área maior em menos tempo, o que eleva a produtividade. A força do jato de água facilita a remoção rápida de sujeiras e manchas, eliminando a necessidade de esfregar manualmente. Isso é especialmente útil em tarefas de limpeza em grande escala, como limpeza de fachadas, pisos ou obras recém-finalizadas;
  • Controle do consumo de água: as lavadoras de alta pressão normalmente possuem recursos para controlar o fluxo de água e a pressão do jato. Com isso, o operador pode ajustar a intensidade conforme o uso, economizando água em áreas que requerem menos pressão ou quando a sujeira não é tão resistente.

O impacto da tecnologia na indústria: retorno sobre investimento

Ao contrário do que muitos gestores podem pensar, modernizar os equipamentos de construção não é custo, mas, sim, investimento!

Ter a tecnologia como aliada dos processos produtivos garante uma série de retornos positivos às empresas. Entre os principais estão:

  • Aumento da segurança: a tecnologia aplicada aos equipamentos de construção traz avanços significativos em termos de segurança no trabalho;
  • Dados estratégicos melhor apurados: a modernização dos equipamentos permite a coleta e análise de dados em tempo real, fornecendo informações precisas sobre o desempenho das máquinas, o consumo de combustível, a eficiência operacional e outros indicadores relevantes;
  • Otimização da produção: os equipamentos modernos incorporam tecnologias avançadas, como automação, controle de precisão e sistemas inteligentes de monitoramento;
  • Redução de retrabalhos e desperdícios: a tecnologia incorporada aos equipamentos de construção ajuda a minimizar retrabalhos e desperdícios de materiais, além de promover a redução de custos, otimizando o uso dos recursos disponíveis.

Os mais modernos equipamentos do mercado estão aqui

Viu só como a modernização do canteiro de obras pode melhorar ainda mais os seus processos? Conte conosco para isso. 

Aqui na Loxam Degraus, você encontra diversos equipamentos para aluguel, de furadeiras a plataformas elevatórias, tudo para garantir o sucesso dos seus projetos. Fale conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus