Tipos de Tijolos – 5 principais modelos utilizados e como escolher o ideal

Quando falamos sobre construção civil, existem assuntos extremamente relevantes, como os relacionados às normas técnicas, como a importância da NR 18 e também há curiosidades da área que nós nunca pensamos sobre, por exemplo, como calcular a quantidade de degraus para uma escada. No artigo de hoje, vamos falar de uma pauta que se enquadra nas duas categorias citadas: afinal, quais são os tipos de tijolos e como escolher o ideal para a sua obra?
O tijolo é um material básico presente em todas as construções, mas quase ninguém sabe ao certo toda a gama de opções que este item possui.
Em linhas gerais, os tipos de tijolos são classificados respeitando a sua função e composição. É importante saber disso tudo, pois a escolha certa traz mais conforto e segurança para a sua obra.
Quer saber tudo sobre esse assunto? Continue a leitura!
5 principais tipos de tijolos para construção civil

Tijolos para construção civil
No mercado, você encontra 5 principais tipos de tijolos:
- Tijolo de cerâmica;
- Tijolo de concreto;
- Tijolo de concreto celular;
- Tijolo decorativo;
- Tijolo de vidro.
Vamos entender melhor cada uma dessas opções?
1. Tijolos de cerâmica
Os tijolos de cerâmica são um dos mais comuns na construção civil, principalmente no Brasil.
Ele é composto a partir da argila e a sua coloração varia entre um tom mais claro ou escuro, a depender de como foi fabricado.
Como o país conta com uma abundância dessa matéria-prima, o custo desse tipo de tijolo é relativamente baixo, além disso, ele apresenta um bom desempenho térmico.
Outro detalhe que faz do tijolo de cerâmica ser muito utilizado é o fato dele conter variações de modelos, com diferenças como quantidade de furos, medidas, entre outros. Veja abaixo essas opções:
- Tijolo furado: essa é a alternativa mais conhecida e pode ter uma quantidade variada de furos. Ele é indicado para diferentes aplicações, mas não recomendamos o uso para sustentação de lajes ou cobertura de construções, uma vez que ele não é considerado um tijolo estrutural;
- Tijolo maciço: assim como o modelo anterior, aqui temos mais um tijolo que não é estrutural. Em relação ao furado, o maciço é mais pesado e tem um custo um pouco maior. Use-o em paredes aparentes ou divididos ao meio, como revestimento de parede;
- Tijolo laminado: conhecido como tijolo de 21 furos, ele é reconhecido por ser um dos tijolos cerâmicos mais bonitos, sendo amplamente utilizado na construção de churrasqueira ou com o lado mais liso aparente, especialmente nas famosas e adoradas paredes de tijolinho. Por conta desse valor estético, muitas pessoas apostam nessa opção para cozinhas, áreas gourmet e varandas;
- Tijolo refratário: se você procura um tijolo resistente ao calor, impacto e produtos químicos, essa é a melhor opção. Amplamente utilizado em fornos à lenha e churrasqueiras;
- Tijolo baiano: por fim, temos o tipo baiano – um modelo com ranhuras nas superfícies e furos. Essa característica facilita bastante a instalação de peças devido a boa aderência da argamassa. Os seus furos também tornam esse modelo mais leve e com bom isolamento térmico.
2. Tijolo de concreto
Outro tipo de tijolo muito utilizado é o de concreto.
Composto a partir da mistura de cimento, agregado, aditivos, areia e água, geralmente eles apresentam uma resistência maior que os tijolos cerâmicos.
Por isso, profissionais da área investem no seu uso em construções mais robustas, como prédios.
Entre os tijolos de concreto, também encontramos os blocos estruturais de concreto, usados em vigas e pilares. Além disso, existe uma variação conhecida como tijolo de concreto tipo canaleta que possui um furo mais largo ao centro, permitindo assim, o preenchimento de concreto ou ferragens e sendo ideal para fundações.
3. Tijolo de concreto celular
O tijolo de concreto celular é um modelo leve e com uma aparência que se assemelha à espuma endurecida. Normalmente, ele é aplicado em áreas internas ou externas, mas orientamos que seja usado em áreas onde é necessário evitar sobrecarga da estrutura.
Em comparação com os outros tipos, esse tem como desvantagem maior absorção de água e um menor efeito de isolamento acústico.
4. Tijolos decorativos
Na reta final da nossa lista, temos os tijolos decorativos. Como o nome indica, são modelos com design personalizado. Ou seja, essas peças são usadas com a finalidade de personalizar uma parede ou área interna da casa.
Por conta disso, podemos considerá-lo bem versátil, afinal, está disponível em cores, formatos e estampas diferentes, sendo bastante presente na construção de cobogós.
Além desse forte impacto estético, o tijolo decorativo consegue aproveitar melhor a luminosidade natural do espaço e aumenta o conforto térmico em regiões mais quentes, uma vez que possibilita a ventilação nos locais.
5. Tijolos de vidro
O último tipo de tijolo é o de vidro, uma opção bem semelhante à anterior por ter um forte valor estético e otimizar a luminosidade natural.
É importante destacar que esse modelo não é um tijolo estrutural, por isso, é mais utilizado em divisão de ambientes.
Sendo assim, o tijolo de vidro é geralmente usado em uma única parede ou faixa de parede, como um detalhe a mais na decoração.
Por ter um custo mais alto que os outros tipos, é a opção que acaba deixando o orçamento da obra mais elevado.
Afinal, como escolher os tipos de tijolos?
Agora que conhecemos os principais tipos de tijolos disponíveis, precisamos responder a pergunta: como escolher o ideal para a sua obra?
Não tem muito segredo! Depois da nossa lista, você precisa analisar as características, vantagens e desvantagens de cada modelo e material, para assim, entender qual mais se adequa às necessidades do seu projeto.
O custo-benefício também é um fator muito relevante, por isso, pense num tipo de tijolo que combine durabilidade, resistência e um bom preço.
Lembre-se: o material escolhido deve ser capaz de garantir a firmeza na estrutura e boa aderência aos elementos de fixação.
Além disso, vale a pena considerar a escolha do tipo de tijolo que melhor oferece isolamento térmico e isolamento acústico de acordo com o tipo de edificação, o estilo do projeto e a necessidade do cliente.
E os equipamentos para a obra? Já sabe quais usar?

Furadeira em uso
Para finalizar o nosso artigo, vamos falar sobre um assunto complementar aos tipos de tijolos: equipamentos e ferramentas elétricas!
Você sabia que também é possível economizar com esses itens essenciais para uma obra? Para isso, aposte no aluguel de ferramentas elétricas e equipamentos aqui na Loxam Degraus!
O nosso catálogo traz uma infinidade de equipamentos de altíssima qualidade e por um preço que cabe no seu bolso.
Confira abaixo algumas opções interessantes para projetos de construção civil!
Betoneira
A betoneira é o equipamento ideal para a produção de concreto ou argamassa por meio da mistura de materiais como pedra, areia, cimento e água. O nosso modelo de betoneira conta com motor elétrico monofásico ou trifásico e tambor reforçado.
Andaimes
A locação de andaimes é indicada para diferentes tipos de trabalhos em altura ou de difícil acesso, principalmente para atividades como pinturas e instalações. Aqui na Loxam Degraus, você encontra andaimes tubulares de fácil montagem, feitos em aço convencional ou galvanizado. Eles são capazes de suportar trabalhos nos mais distintos ambientes, desde reformas residenciais até construções mais robustas.
Seja em ambiente interno ou externo, esse tipo de estrutura provisória permite que os profissionais realizem trabalhos em altura de forma segura e prática.
Gerador de Energia
O gerador de energia é responsável por fornecer energia elétrica em locais em que ela não está disponível ou em situações de emergências (como queda de luz). Temos em nosso catálogo equipamentos robustos para demandas em canteiro de obras, além de opções menos potentes para atividades mais simples.
Confira aqui todos os geradores de energia para aluguel na Loxam Degraus.
Furadeiras
As nossas furadeiras são indicadas para perfurações em paredes de alvenaria, estruturas de madeira, drywall, metais ou plásticos.
Disponível nas seguintes versões:
Marteletes
Já os nossos marteletes são ideais para perfurações, remoção de azulejo e demolições leves em concreto e alvenaria.
Veja quais modelos estão para locação:
- Martelete Perfurador 2 kg (Elétrico);
- Martelete Perfurador 5 kg (Elétrico);
- Martelete Perfurador 7 kg (Elétrico);
- Martelete Perfurador 10 kg (Elétrico);
- Martelete Rompedor 5 kg (Elétrico).
Martelos
Para demandas mais robustas, você também pode contar com nossos martelos rompedores e demolidor, ideais para demolições de materiais médios e remoção de concreto, reboco ou azulejo.
Alugue o modelo perfeito para o seu projeto:
- Martelo Rompedor 10 kg (Elétrico);
- Martelo Rompedor 16 kg (Elétrico);
- Martelo Demolidor 30 kg (Elétrico).
Quer conhecer melhor as nossas soluções? Confira então todas as ferramentas elétricas para aluguel em nosso catálogo!
–
Otimize a sua obra com a Loxam Degraus!
Agora você sabe tudo sobre os tipos de tijolos, não é mesmo? Então, aproveite e conheça todos os produtos da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.
Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 4º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.
–
E aí, o que achou do nosso artigo sobre tipos de tijolos? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.
Até o próximo artigo!