Uso de EPI: Por que sua empresa deve investir?

O uso de EPI é frequentemente questionado, principalmente por trabalhadores que nem sempre querem utilizar os acessórios.
Entender a importâncias dos equipamentos de proteção é assegurar que as atividades desenvolvidas sejam feitas em segurança e conscientizar as pessoas sobre os benefícios de cada item.
Muitos acidentes podem ser evitados quando se segue à risca aquilo que determinam as normas e leis vigentes para a Segurança do Trabalho, além de ser um grande passo para a promoção de um ambiente seguro e que promove mais bem-estar às pessoas.
Neste artigo, vamos esclarecer o que é o EPI e listar os principais equipamentos. Ao final da leitura, você consegue identificar quais itens serão utilizados em sua empresa.
O que é EPI?
Você sabe o que significa EPI? É a sigla para Equipamento de Proteção Individual, que tem como objetivo proteger o trabalhador de acidentes previsíveis (como quedas, cortes, intoxicações etc.).
O uso de EPI é obrigatório?
A NR 6 é responsável por estabelecer em quais situações o uso de EPI é obrigatório, bem como ser de responsabilidade da empresa contratante oferecer os equipamentos aos colaboradores sem ônus aos salários deles.
O EPI é obrigatório quando as atividades desenvolvidas têm grandes riscos de ocasionar algum acidente ou dano à saúde/integridade física.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Há inúmeros Equipamentos de Segurança que estão aptos para uso de pessoas que exercem diferentes funções.
Abaixo, você confere alguns dos principais EPIs:
Abafador de ouvido em plástico
Cinto de segurança paraquedista
Detalhamos o funcionamento de todos esses equipamentos em nosso artigo:
Tipos de EPIs: Saiba como usar cada item
Você pode ter à disposição os tipos de EPIs e proteger os seus trabalhadores. Deseja saber quanto será o seu investimento?